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Novo Mercedes Classe C é sempre híbrido e roda até 100 km sem gasolina

Design esportivo e interior à moda do Classe S se destacam nesta sexta geração, que é marcada por ser híbrida e ter apenas motores de quatro cilindros

Por Joaquim Oliveira
23 fev 2021, 10h00
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  • Mercedes-Benz Classe C 2022
     (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes-Benz começou a se aventurar entre os médios em 1982, com o lançamento do 190. Aquele sedã evoluiria para o Classe C em 1993 e em 1996 ganharia a versão perua Estate, carroceria preferida na Europa (dois em cada três Classe C vendidos na Alemanha são da perua).

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    O design dos Mercedes mudou muito nos últimos 39 anos e as cinco gerações do Classe C trataram de deixar isso bem claro. Com a sexta geração do Mercedes Classe C, revelada agora, isso não é diferente.

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    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Trata-se de um carro totalmente novo, tanto pela evolução da plataforma MRA II, como pela adoção de uma nova plataforma eletrônica, que em muito o aproxima da novíssima geração do sofisticado Classe S. E a inspiração para o design veio justamente dele. Mas vamos por partes porque há muito para contar.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Em uma comparação com duas últimas gerações do Classe C, esta nova geração tem a cabine um pouco recuada e o capô está menor, pois deixou de ser necessário ter tanto espaço quando a intenção é usar apenas (alerta de spoiler!) motores de quatro cilindros. As colunas traseiras estão mais largas, dando aspecto de cupê, e muitos vincos foram eliminados da carroceria, mas há dois novos marcando justamente o capô.

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    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Todas as versões têm a tradicional estrela da Mercedes inserida na grade de radiador, que por sua vez muda de acordo com o nível de equipamento. Na traseira, as lanternas são mais estreitas e horizontais, avançando ainda sobre a tampa do porta-malas. É a primeira vez que um Classe C tem lanternas traseiras divididas.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Falando em luzes, os faróis full led são de série e como opcional é possível ter o sistema de Luz Digital (estreado no novo Classe S), com funções avançadas como a projeção de linhas de guiao ou de símbolos de aviso na estrada, iluminação extremamente clara e identificação de pedestres em zonas escuras à frente.

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    Nem tão maior, nem tão menor

    A variação nas dimensões é mínima em largura (+ 1 cm) e em altura (- 1 cm), enquanto o comprimento cresceu 6,5 cm e a distância entre-eixos aumentou 2,5 cm. As bitolas aumentaram 2 cm na frente e 5 cm atrás, onde as rodas também esterçam (exclusividade em um segmento onde há BMW Série 3, Audi A4 e Volvo S60).

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A velocidades abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras giram na direção oposta às rodas dianteiras até 2,5°, o que reduz o diâmetro de giro em 43 centímetros (para 10,64 metros). Acima de 60 km/h, as rodas traseiras giram até 2,5° na mesma direção que as dianteiras e esse “aumento virtual” na distância entre eixos beneficia a estabilidade e segurança a altas velocidades, durante rápidas mudanças de faixa rápida ou em manobras evasivas repentinas.

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    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Só não pense que houve grande aumento no espaço interno, ainda que o espaço para as pernas esteja 2 cm maior no banco traseiro. O porta-malas continua com os mesmos 455 litros no sedã, mas houve aumento de 30 litros na perua, passando a 490 litros.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas as versões híbridas plug-in, com baterias maiores que podem ser recarregadas em tomadas, continuam com porta-malas menor (315 litros no sedã e 360 na Estate), mas se antes o conjunto de baterias roubava espaço no compartimento, agora ocupa o assoalho por igual e apenas elimina o compartimento extra que havia sob ele.

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    Mini-Classe S

    O novo Mercedes Classe C replica, nas sua própria escala, o painel da nova geração do Classe S. Passou direto pela tendência das duas telas gêmeas (uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia) presentes nos outros carros da marca.

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    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Até estreia com o quadro de instrumentos digital destacado (que pode ter 10,25 ou 12,3 polegadas), mas o destaque é o verdadeiro tablet da segunda geração da interface MBUX, que pode ter 9,5 ou 11,9 polegadas que parece flutuar no meio do painel e está voltado para o motorista em 6°.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O quadro de instrumentos tem três estilos de mostradores (Discreet, Sport e Classic) e três modos (Navigation, Assistance, Service), há comando por voz e é possível pedir pelo head-up display que projeta a informação 4,5 metros à frente do veículo (no caso do Classe S a informação é vista 10 metros à frente do carro e há gráficos em Realidade Aumentada).

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os bancos dianteiros dispõem, opcionalmente, de uma função de massagem com uma área de intervenção mais ampla nas costas dos ocupantes (existem oito câmaras de ar dentro de cada banco). O motorista pode, até, ter o privilégio de receber uma massagem vibratória (para tal existem quatro motores debaixo do assento) e, pela primeira vez no Classe C, está disponível aquecimento para os bancos traseiros.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Chamam atenção as cinco saídas de ventilação (três centrais e duas nos extremos do bem acabado painel de bordo) e o novo volante que, tal como o do renovado Classe E, tem menor diâmetro, aro mais grosso e base achatada. Atrás do volante há borboletas para trocas sequenciais e também dois comandos para aumentar ou diminuir a força de recuperação de energia nas frenagens para a versão plug-in – no modo máximo, permitirá dirigir sem precisar recorrer ao freio, graças à recuperação de energia superior a 100 kW.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Sem motores V8 ou seis cilindros, ou câmbio manual

    Prepare os lenços, pois a eletrificação é total no novo Classe C. Há apenas motores de quatro cilindros e o câmbio é sempre automático de nove marchas. Mesmo a versão mais simples é do tipo híbrido-parcial, onde o sistema ISG de motor de arranque/gerador e sistema elétrico de 48V assistem o motor de combustão com 22 cv e 20,4 kgfm em situações de aceleração média e forte, reduzindo o consumo e melhorando o desempenho. Os mais caros são híbridos plenos do tipo plug-in.

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    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Tudo começa pelo motor 1.5 a gasolina, presente nas versões C 180 (170 cv) e C 200 (204 cv) – também com tração integral 4Matic. O motor 2.0 equipa o C 300 (258 cv), de duas e quatro rodas motrizes.

    Antes que você pergunte, os motores a diesel disponíveis para a Europa também foram eletrificados. São os primeiros híbridos-leve com motor diesel! A responsabilidade recai sobre o motor 2.0 com dois turbos de geometria variável e novos catalisadores e filtros de partículas. Estará disponível como C 200 d (163 cv), C 220 d (200 cv) também com quatro rodas motrizes e 300 d (265 cv).

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os amantes dos lendários Classe C preparados pela AMG podem ficar desiludidos ao saber que o próximo C63 AMG não terá o motor V8 4.0 com mais de 500 cv e que o C43 AMG abandonará seu moderníssimo seis cilindros turbo.

    A versão mais poderosa do novo Classe C terá o poderoso motor 2.0 de quatro cilindros e 421 cv do A45 AMG combinado a um motor elétrico que elevará sua entrega máxima aos 550 cv. Os engenheiros da Mercedes usam o espaço do capô como desculpa para não adotar grandes motores, mas se isso fosse uma prioridade eles não teriam encolhido o capô! A verdade é que as metas de eficiência são mais importantes.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    É sinal dos tempos. Tanto que foram as versões plug-in que receberam maior atenção da engenharia. No caso da versão a gasolina (300 e) o motor 2.0 de 204 cv é combinado ao motor elétrico (síncrono de imã permanente) de 129 cv (7 cv a mais que antes) e 44,9 kgfm. Mas a entrega combinada é de 313 cv e 56,1 kgfm, menos que antes: tinha 320 cv e 71,3 kgfm. Espera-se, porém, consumo médio menor, de 66,6 km/l.

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    A grande sacada agora é poder rodar até 100 km e a até 140 km/h em modo elétrico, sem depender do motor a gasolina. A bateria tem 25,4 kWh, metade da capacidade de carros elétricos pequenos como o Peugeot 208 e-GT, e pode ser recarregada em corrente contínua, mais rápida, em meia hora (ou 3h com os 11 kW de uma Wallbox). Há uma resposta tátil no pedal do acelerador a 9,7°, que marca até onde a aceleração é puramente elétrica.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Além do eixo traseiro direcional, a suspensão é inteiramente nova. Tanto na frente como atrás há conjuntos independentes do tipo multilink, com subchassi na traseira. Amortecedores eletrônicos adaptativos e configuração com acerto mais esportivo são opcionais. As versões híbridas plug-in estão sempre equipadas com suspensão traseira pneumática para mitigar os efeitos negativos provocados pelo sobrepeso da grande bateria.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Por fim, o acerto do chassi também inclui redução do número de voltas do volante de batente a batente, de 2,35 para 2,1 voltas nesta nova geração.

    E no Brasil?

    A quinta geração do Mercedes Classe C foi fabricada no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP). Mas a fabricante alemã decidiu encerrar a produção no local em dezembro, ao decidir não investir para produzir localmente as novas gerações do Classe C e do GLA.

    Mercedes-Benz Classe C 2022
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    De acordo com a empresa, o fechamento se deve, principalmente, ao agravamento econômico causado pela pandemia da covid-19, que impactou negativamente o setor automotivo.

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    prevendo o encerramento das operações na fábrica, a Mercedes gerou estoque do Classe C que deverá atender a demanda até a chegada da nova geração, o que pode acontecer apenas em 2022. Isso porque a estreia da sexta geração no mercado europeu será só no meio do ano. 

    Fotos do Mercedes Classe C 2022

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