Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Mercedes Classe G fica mais Nutella sem deixar de ser raiz

Marca optou por manter visual retilíneo do rústico SUV, mas recheou a última geração com tecnologia de ponta

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 15 jan 2018, 16h54 - Publicado em 15 jan 2018, 09h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não parece, mas essa é a nova geração do Mercedes Classe G (Divulgação/Mercedes-Benz)
    2019-Mercedes-Benz-G-Class-1
    Não parece, mas essa é a nova geração do Mercedes Classe G (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O Mercedes Classe G é, dentro da gama da marca, quase uma ovelha negra. Seu design feito com esquadros tem mais ângulos retos do que um carro desenhado por uma criança.

    O pisca-alerta frontal parece oriundo de um conhecido Volkswagen e as calhas no teto remetem à antiga solução para se juntar as chapas da carroceria. E, por mais estranho que pareça, a nova geração do Classe G manteve tudo isso.

    Na carroceria, as pistas da são pequenas, mas estão espalhadas pelo aspecto de caixa metálica que sempre marcou o G. Os faróis agora são de led, os para-choques escondem os sensores do sistema de estacionamento automático e as maçanetas possuem sensores para o sistema de entrada e partida do motor sem chave.

    Continua após a publicidade
    As pequenas lanternas horizontais agora são de LED. Estepe segue fixo no porta-malas
    As pequenas lanternas horizontais agora são de LED. Estepe segue fixo no porta-malas (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    No texto de divulgação do carro, porém, a marca se concentra na vocação off-road do modelo, que, segundo a Mercedes, está mais robusto do que nunca.

    O suspensão (de braços sobrepostos na dianteira e de eixo rígido na traseira) foi atualizada para melhorar o isolamento de ruídos e vibrações sem abrir mão de generosas medidas para o fora-de-estrada. São 31º de ângulo de entrada, 30º de saída e 24,1 cm de altura livre do solo.

    Continua após a publicidade
    2019-Mercedes-Benz-G-Class-6
    Painel renovado pode receber, nas versões topo de linha, duas telas customizáveis (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os três tradicionais diferenciais (dianteiro, traseiro e central) totalmente blocantes com reduzida agora são acoplados ao novo câmbio automático de nove marchas da Mercedes.

    O primeiro motor que equipará o novo Classe G será um V8 4.0 biturbo a gasolina de 421 cv e 62,1 mkgf de torque. Durante o lançamento, no entanto, o presidente da Mercedes, Dieter Zetsche, indicou que a marca poderá lançar um inédito Classe G com motorização elétrica.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz G-Klasse 2018, Interieur Mercedes-Benz G-Class 2018, Interior
    O espaço interno foi ampliado para todos os ocupantes. Haverá opção por bancos de couro e sistema de som premium (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Passa por cima

    O sistema que alterna modos de condução do SUV ganhou um exclusivo programa chamado apenas de “G”. Ele aciona automaticamente a reduzida e altera a configuração do motor, câmbio, acelerador e amortecedores para permitir que o condutor supere obstáculos que fariam outros modelos sequer saírem do lugar.

    Mercedes Benz Classe G interior
    Os três botões que bloqueiam os diferenciais estão entre as saídas de ar. Painel é totalmente digital, como nos novos Mercedes (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A nova geração também ficou mais comprida e larga, possibilitando um ganho de 15 cm para os joelhos de quem viaja no banco traseiro. Mas não espere o conforto de outros SUVs.

    O foco do Classe G é ser o bastião da época que os utilitários se destacavam pela versatilidade de passar por um buraco, e não pela facilidade de estacionar no shopping.

    Continua após a publicidade
    2019-Mercedes-Benz-G-Class-023
    Os faróis agora incorporam as luzes de condução diurna e usa apenas LEDs (Divulgação/Mercedes-Benz)
    A marca não comenta, mas é possível que o modelo ganhe uma variante AMG em breve
    A marca não comenta, mas é possível que o modelo ganhe uma variante AMG em breve (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A nova geração do G chegará aos EUA e Europa ao longo de 2018. O modelo poderá ser uma das atrações da Mercedes no Salão do Automóvel de São Paulo, mas ainda não há data para sua chegada ao país.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.