A Nissan tem uma promessa a cumprir: lançar um modelo com mecânica e-Power na América do Sul em 2023. A estreia poderia ser no Brasil e com o nova nova geração do Nissan X-Trail 2023, que surge na Europa justamente com seu engenhoso sistema híbrido atualizado.
O que há de tão engenhoso no sistema e-Power é o fato de usar o motor a gasolina como gerador e apenas o motor elétrico para mover o carro. Na nova versão e-4ORCE há, ainda, tração nas quatro rodas graças a um segundo motor elétrico.
Agora baseado na plataforma CMF-C, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, tem diversas melhorias em termos de tecnologia, eficiência e, claro, novo visual. Isso, sem deixar de ser o maior SUV da Nissan na Europa.
No mercado europeu, o novo X-Trail tem motor 1.5 turbo que não está conectado às rodas. Na verdade, ele funciona como um gerador para uma bateria de de 2,1 kWh (maior que a do Qashqai e-Power), que movimenta o motor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm. Ou seja, o SUV é, a rigor, um elétrico com extensor de alcance (REEV).
A aceleração é de carro elétrico: 0 a 100 km/h em 8 segundos, de acordo com a Nissan. No uso, também não é tão diferente, a ponto de ter o sistema de frenagem regenerativa e-Pedal Step, que além de reaproveitar a energia das frenagens permite frenagens sem ter de recorrer ao pedal de freio.
São várias vantagens: o gerador a combustão pode funcionar sempre em seu regime de eficiência máxima e o motorista desfruta da agilidade incomparável de um carro elétrico. Com ajuda da recuperação de frenagem, o consumo pode ir além dos 20 km/l. Mesmo assim, é necessário abastecer o tanque, já que não há bocal de carregamento.
No caso do X-Trail e-4ORCE, os dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro que permitem a tração integral, somam 214 cv. A diferença de 10 cv e a maior aderência permite que o SUV chegue aos 100 km/h em 7 segundos. O consumo aumenta para 19 km/l.
A Nissan diz que o uso dos motores elétricos aumenta a resposta de torque a ponto de ser até 10.000 vezes mais rápida quando comparada com um sistema convencional de tração nas quatro rodas fornecendo mais controle para o motorista.
Quanto ao visual, o Nissan X-Trail 2023 tem uma nova interpretação da grade V-motion, com faróis divididos em duas peças. Na traseira, as lanternas continuam horizontais mas o visual, em geral, está mais limpo.
Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3” e para a outra tela de 12,3” para a central multimídia. Também tem um head-up display de 10,8”. Além de soluções inteligentes de armazenamento interno e conectividade Android Auto e Apple Carplay.
Por padrão, o X-Trail tem cinco lugares, mas a opção de sete lugares, com uma terceira fileira de assentos, não está disponível para a configuração e-4ORCE. Para melhor acesso à terceira fileira, as portas traseiras abrem até 85°. Na segunda fileira, portas USB tipo A e C estão disponíveis. Sem os bancos extras, o X-Trail tem 585 litros de capacidade no porta-malas, 20 litros a mais que seu antecessor.
No Brasil, o Nissan X-Trail seria um bom rival para os Volkswagen Tiguan e Caoa Chery Tiggo 8 Pro. Na Europa, seus preços variam entre o equivalente a R$ 193.000 e R$ 257.000. De acordo com o site Motor1, o X-Trail e-Power será lançado no Brasil em 2024.