Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Peugeot 208 é tão caro frente a Onix, HB20, Polo, Yaris e Nivus?

Segunda geração do hatch francês chega em quatro versões a combustão com preços que variam dos R$ 74.990 aos R$ 94.990; veja comparativo com rivais

Por Daniel Telles
Atualizado em 11 set 2020, 13h51 - Publicado em 9 set 2020, 07h01
Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A segunda geração do Peugeot 208 acabou de ser lançada no Brasil com a missão de repetir o sucesso que o 206 conseguiu no início dos anos 2000.

O modelo chega com design arrojado, interior tecnológico – pelo menos na versão topo de linha – e aposta no mesmo motor 1.6 de 118/115 cv e 15,5/15,4 kgfm da geração anterior, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Haverá ainda uma versão puramente elétrica capaz de render 136 cv e 26,5 kgfm, mas esta começará a ser entregue somente em 2021.

Peugeot-208-2021-1
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Falando em preços, o novo 208 com motor a combustão chega em quatro versões:

  • Peugeot 208 Active – R$ 74.990
  • Peugeot 208 Active Pack – R$ 82.490
  • Peugeot 208 Allure – R$ 89.490
  • Peugeot 208 Griffe – R$ 94.990

De acordo com a Peugeot, os alvos do seu compacto são apenas os Toyota Yaris e Volkswagen Polo e dois terços das vendas do lançamento serão das versões Allure e Griffe, pelo menos nos primeiros meses de vendas.

Continua após a publicidade

No entanto, é difícil não considerar concorrentes os líderes de segmento de hatches compactos, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, e o novo VW Nivus, SUV cupê que tem preços parecidos com os do hatch franco-argentino e também forte apelo ao design.

QUATRO RODAS decidiu então tirar a limpo as motorizações, dimensões e itens de série dos cinco rivais. Para deixar a equiparação justa, comparamos as versões com preços mais próximos.

Peugeot 208 Active x Chevrolet Onix LTZ Turbo AT x Hyundai HB20 Diamond x VW Polo Comfortline

Peugeot 208 Active Pack 2021 (4)

Por R$ 74.990 a versão de entrada do Peugeot 208 é completa. Tem luzes diurnas de leds, controles de estabilidade e tração, piloto automático, computador de bordo, chave canivete, alarme, ar-condicionado digital, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, assistente de partida em rampa e central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Carplay.

Quanto as dimensões, são 4,05 metros de comprimento; 1,74 m de largura; 1,43 de altura e 2,54 m de entre-eixos. O tanque suporta 47 l de combustível e o porta-malas tem 265 l.

Continua após a publicidade

Ocorre que o Chevrolet Onix LTZ Turbo AT, equipado com o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio automático de seis marchas, entrega ainda mais itens por R$ 73.090.

Nesta versão, lanternas traseiras não têm guias de led. Rodas de liga são de série, mas acabamento escurecido é acessório

O modelo sai de fábrica com todos os itens do francês, mais dois airbags extras (seis no total), além de chave presencial, câmera de ré, carregador de celular sem fio e central multimídia com wi-fi nativo.

Nas dimensões, o GM é mais estreito e tem tanque de combustível menor, mas seu porta-malas tem 10 litros a mais de volume. São 4,16 m de comprimento; 1,75 m de largura; 1,47 m de altura; 2,55 m de entre-eixos; tanque de 44 l e porta-malas de 275 l.

Por sua vez, o Hyundai HB20 Diamond sai por R$ 73.590 e entrega praticamente os mesmos itens que o Peugeot. As exceções são a chave presencial e câmera de ré, de série no sul-coreano, sem esquecer claro do motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm do HB20.

Continua após a publicidade

HB20

O porta-malas é outro destaque do Hyundai, com 300 l ante os 265 l do 208. No mais, são 3,94 m de comprimento; 1,72 m de largura; 1,47 m de altura; 2,53 m de entre-eixos e tanque de gasolina de 50 litros.

Por fim, o Volkswagen Polo Comfortline – mais caro dos quatro, por R$ 77.990 – tem uma lista de série mais enxuta, com a central multimídia Composition Touch – a mais antiga entre as quatro.

Novo Polo (2) 2

O que pode contar a favor é o motor 1.0 TSI de 128/116 cv e 20,4 kgfm, acoplado ao câmbio automático de seis marchas.

Continua após a publicidade

Nas dimensões, o modelo conta com 4,06 m de comprimento, 1,75 m de largura; 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, além do porta-malas de 300 l e tanque de 52 l.

 Peugeot 208 Active Pack x Chevrolet Onix Premier II x Hyundai HB20 Diamond Plus

Peugeot 208 Active Pack 2021 (3)

A versão intermediária do 208,  Active Pack, adiciona apenas teto-solar panorâmico e câmera de ré e cobra R$ 7.500 a mais por isso, sendo vendida, portanto, a R$ 82.490.

É verdade que o Chevrolet Onix Premier II não traz teto-solar nem sequer como opcional. Entretanto, a versão topo de linha tem alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático e bancos revestidos de couro, além da central multimídia My Link com wi-fi nativo.

HB20 ONIX
(Divulgação/Arte/Quatro Rodas)

Tudo isso cobrando R$ 80.290 – R$ 2.200 a menos que o 208.

Continua após a publicidade

Já o Hyundai HB20 Diamond Plus tem etiqueta fixada em R$ 77.990 e oferece de série frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa (é o carro mais barato do Brasil com estes equipamentos) e monitoramento de pressão nos pneus.

Peugeot 208 Allure x Toyota Yaris XLS x VW Polo Highline

Novo Peugeot 208 é tão caro frente a Onix, HB20, Polo, Yaris e Nivus?
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por R$ 89.490, a versão Allure do Peugeot 208 adiciona a sua cesta rodas de liga leve aro 16 diamantadas, seis airbags no total, painel de instrumentos digital 3D, partida por botão e carregador de celular por indução.

Um de seus rivais, o Toyota Yaris XLS, é vendido por R$ 89.990 e sai de fábrica com o motor 1.5 de 110/115 cv e 14,9/14,3 kgfm, acoplado sempre ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Toyota Yaris

Entre os itens de série, o hatch japonês traz sete airbags, sensor de chuva, teto solar, luzes de posição e lanternas em led.

Mas na comparação com o 208, o Yaris traz apenas computador de bordo e não o painel digital. O volante também tem apenas regulagem de altura, ficando devendo a de profundidade.

Toyota Yaris
Volante multifuncional é item de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O quesito dimensões, no entanto, pode ser defendido pelo Toyota. Isso por que são 310 litros de porta-malas, 45 l a mais que o do rival novato.

No mais, são 4,14 m de comprimento; 1,49 m de altura;  1,73 m de largura; 2,55 m de entre-eixos e 45 l de volume do tanque de combustível.

VW Polo 2018
(Divulgação/Volkswagen)

Entre os três, o mais caro é o VW Polo Highline – R$ 90.690. Para explicar o alto preço, o modelo entrega de série rodas de liga leve 17 polegadas, painel 100% digital, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, sensor de chuva e crepuscular e sistema de comandos por voz.

Mas, não oferece teto solar, que vem de série nos dois concorrentes.

Peugeot 208 Griffe x VW Nivus Highline

O preço da versão topo de linha do Peugeot 208 pode assustar e, de fato, não é comum se pagar R$ 94.990 por um hatch… com motor 1.6 aspirado.

Entretanto, a lista de equipamentos é das mais recheadas. O 208 Griffe adiciona luzes diurnas de leds, faróis full-led com ajuste de altura automático em tempo real, retrovisores e aerofólio pintados de preto, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, e câmera de ré com visão 180º.

Peugeot 208 2021 (7)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar de não participar do mesmo segmento, o VW Nivus Highline pinta como um dos possíveis concorrentes desta versão.

O SUV cupê alemão é vendido por R$ 98.290 em sua versão de topo e tem o mesmo conjunto motor-câmbio do Polo, com quem também divide plataforma.

nivus
Quem vê assim nem pensa que o Nivus tem muito do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre os itens de série, o Nivus também tem frenagem autônoma de emergência, painel 100% digital, sensor de chuva e crepuscular, acendimento automático dos faróis full-led, sensor de fadiga, mas não oferece reconhecimento de placas de velocidade e correção de permanência em faixa, por exemplo.

VW Nivus Highline 200 TSI
Nivus tem painel de Polo, mas com volante herdado do Golf, sem suporte para celulares e com larga faixa em preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A central do Nivus, VW Play , no entanto é mais moderna: tem 10,1 polegadas e aplicativos nativos, além de ter acesso a internet roteada de smartphones.

Outro aspecto que pode pesar a favor (ou contra) o Nivus é seu tamanho. São 4,27 m de comprimento;  1,76 m de largura; 1,49 m de altura; 2,56 m de entre-eixos e 17,6 cm de altura livre do solo; além do porta-malas de 415 l e tanque de 52 l.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Novo Peugeot 208 é tão caro frente a Onix, HB20, Polo, Yaris e Nivus?
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.