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Novo Porsche 911 Sport Classic é um Turbo S com 550 cv e câmbio manual

Série limitada a 1.250 unidades homenageia o passado nos mínimos detalhes e será vendida no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 abr 2022, 22h32 - Publicado em 27 abr 2022, 22h11
2023-porsche-911-sport-classic
 (Divulgação/Porsche)
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Calma, essa não é uma série especial de adesivos, com alguns cavalos a mais e equipada com itens de série que seriam opcionais. O novo Porsche 911 Sport Classic é uma série realmente especial e limitada.

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Na verdade, é bem provável que os colecionadores disputem a tapas as 1.250 unidades criadas para homenagear e reinterpretar elementos clássicos das primeiras gerações do esportivo, da forração dos bancos ao câmbio manual. Pelo menos foi o que aconteceu na última edição desta série, lançada em 2009.

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(Divulgação/Porsche)

Desta vez o projeto nasceu de uma parceria entre o Porsche Exclusive Manufaktur, divisão de projetos feitos sob encomenda da marca alemã, e o departamento de design da fabricante.

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A própria base é especial. Os 911 Sport Classic usam a mesma carroceria dos 911 Turbo e Turbo S. Ela é mais larga e tem partes como teto e capô de fibra de carbono. Na traseira, o aerofólio fixo do tipo Ducktail (que remete ao 911 RS 2.7 de 1972) também funciona como tomada de ar para o motor. 

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(Divulgação/Porsche)

Por sinal, o motor é o mesmo seis cilindros boxer 3.7 twin-turbo (TGV), mas em configuração exclusiva. Além de ter 550 cv, ou 30 cv a menos que o 911 Turbo, seu câmbio é o manual de sete marchas. É uma configuração única na Porsche que lhe garante o título de carro manual mais potente da marca na atualidade.

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(Divulgação/Porsche)
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Para deixar tudo ainda mais legal, a tração traseira foi preservada, o escape é exclusivo para esta versão e a Porsche retirou parte do isolamento acústico para que o som ecoe livremente pela cabine. Quem comprar não vai reclamar disso, muito pelo contrário.

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(Divulgação/Porsche)

Ainda na parte técnica, o Sport Classic tem calibração específica para a suspensão (baseada nos Turbo e GTS), 1 cm mais baixa, e também para o sistema de suspensão ativa. Também há calibração específica para o comportamento do eixo traseiro direcional, da direção e o câmbio teve relações encurtadas. O sistema de freios, porém, é o mesmo do 911 Turbo.

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Especial aos olhos

Fãs de Porsche são capazes de pegar as referências com facilidade. As rodas Fuchs foram vistas primeiro no 911S, em 1967, mas hoje têm 20″ na dianteira e 21″ na traseira. Logotipos remetem ao design usado em 1963 enquanto a cor Sport Grey Metallic é uma releitura do Fashion Grey do Porsche 356, que já havia sido recriada pelo 911 Sport Classic de 13 anos atrás. O processo de pintura é todo manual.

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(Divulgação/Porsche)

Os logotipos não são apenas dourados, são folheados a ouro e cabe ao comprador escolher entre ter espaços em branco na carroceria para colocar números (entre 0 e 99) ou ter um visual limpo.

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(Divulgação/Porsche)
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Na cabine, destaque para o painel forrado em couro preto e marrom, remetendo aos primeiros Porsche 911, e para os apliques em madeira Paldao. Os bancos têm couro Semi-Aniline e o tecido Pepita aparece na parte central e nas portas.

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(Divulgação/Porsche)

Tanto o conta-giros quanto o relógio montado no painel, que faz parte do pacote Sport Chrono padrão, tem agulhas na cor branca em contraste com os numerais e detalhes na cor verde, enquanto o logotipo da Porsche aparece nos apoios de cabeça e na tampa do console central. Há também soleira de porta com o nome da versão e um emblema no painel identificando a unidade.

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O Porsche 911 Sport Classic será vendido no Brasil, mas o preço e o número de unidades não foi divulgado.

Galeria – Porsche 911 Sport Classic

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