Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Porsche Cayenne 2024 abandona quadro de instrumentos analógicos

Pela primeira vez na história, quadro de instrumentos de um Porsche será totalmente digital, abandonando até o conta-giros analógico

Por João Vitor Ferreira
30 mar 2023, 19h11
Painel Porsche Cayenne
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

Embora ainda não esteja se tornando elétrico, o novo Porsche Cayenne terá evoluções significativas para ser mais tecnológico. A grande atualização de meia vida da terceira geração do SUV será apresentada no dia 18 de abril, durante o Salão de Pequim, já como linha 2024. Seu painel já foi revelado e não sobrou quase nada analógico. 

Isso significa romper com algumas tradições, pois é a primeira vez que um Porsche que não é elétrico abre mão de mostradores analógicos no quadro de instrumentos. Isso significa que nem mesmo o conta-giros, o último sobrevivente, será analógico. Tudo deu lugar à tela curva que já é usada pelo elétrico Taycan

Essa decisão pode incomodar os mais puristas, mas acredite, foi algo muito difícil de desapegar, até para a própria montadora.

Painel Porsche Cayenne
o conta-giros terá um layout analógico, mas será totalmente digital (Divulgação/Porsche)

“Essa foi uma discussão bastante intensa que tivemos lá dentro da empresa. Entendemos que isso traz um grande legado para nós, ter um conta-rotações analógico. Mas também, se você olhar para os antigos 911, tínhamos cinco mostradores analógicos”, disse Ivo van Hulten, diretor de UX design.

Segundo van Hulten, o quadro totalmente digital, que no novo Cayenne tem 12,3’’, dá maior flexibilidade para os desenvolvedores trabalharem. E, embora seja difícil para eles desapegarem do passado, a tecnologia permite dar um ‘jeitinho’ de manter as tradições.

Continua após a publicidade
Screenshot-2023-03-22-at-9.15.16-AM-1
Será possível customizar os mostradores de diversas formas (Divulgação/Porsche)

Mesmo sendo digital, o conta-giros pode assumir a forma de um relógio analógico. Melhor ainda, da mesma forma que Volkswagen replicou designs antigos de seus painéis no conceito ID.2all, o quadro de instrumentos do Cayenne também terá um layout inspirado nos primeiros Porsches, com cinco mostradores analógicos emulados pelo sistema.

Mas o quadro de instrumentos é apenas a ponta do iceberg. O Cayenne ainda terá outras duas telas integradas, uma central e outra opcional exclusiva para o carona. A tela principal (ao centro) tem as mesmas 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e terá conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o novo sistema da Porsche permitirá que a assistente virtual Siri controle funções do veículo através de comandos por voz. No mais, também será possível assistir vídeos enquanto o carro estiver parado.

Continua após a publicidade

A tela opcional de 10,9 polegadas, que ocupa toda área à frente do passageiro, também funcionará como uma central multimídia. Porém, ela também permite que os carona opere os sistemas de navegação, auxiliando o motorista em uma viagem. 

Painel Porsche Cayenne
Seletor de marchas agora está no painel e é bem mais discreto (Divulgação/Porsche)

Outro detalhe importante é que esta tela é focada no entretenimento, logo, poderá reproduzir vídeos em plataformas de streaming. Mas não se preocupe, um filtro na tela impossibilita que o motorista veja o que o passageiro está assistindo para não tirar sua atenção durante a condução.

Outra grande mudança está no console central. Ele perdeu a alavanca de câmbio, deixando espaço livre para um grande porta-objetos. Fora isso, todo esse espaço ficou com um visual mais simples, ganhando controles de ar-condicionado mais minimalistas. Há também um novo carregador wireless de 15 watts, que permite um carregamento mais rápido, segundo a Porsche, graças a seu sistema exclusivo de resfriamento.

Continua após a publicidade
Painel Porsche Cayenne
Com a remoção da alavanca de câmbio, sobrou muito mais espaço no console central (Divulgação/Porsche)

O seletor de marchas foi realocado próximo ao volante, entre o quadro de instrumentos e a central multimídia, e está bem pequeno e discreto. O volante é o mesmo do Porsche 911 e traz comandos para o áudio e assistentes de direção, além de um seletor de Drive Mode, que permite alternar entre os modos Normal, Off-Road, Sport e Sport Plus.

Compartilhe essa matéria via:

E para quem gosta de botões físicos, o Cayenne ainda tem muitos, mesmo com a modernização. Controles do ar, volume e os do volante são todos analógicos, em vez de sensores sensíveis ao toque sem resposta tátil. No mais, o SUV também tem novas saídas de ar e quatro novas portas USB-C.

Porsche Cayenne terceira geração
Porsche Cayenne reestilizado (Divulgação/Porsche)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.