Faz quatro anos que a Lexus se tornou a primeira marca de automóveis no Brasil apenas com carros híbridos, mas só agora dá o passo seguinte e lança um híbrido plug-in. Quem marca essa estreia é o Lexus RX 450h+, uma rara opção de SUVs de luxo com bateria maior. E tende a continuar raro, pois custa R$ 609.990.
É o “+” no nome que identifica o sistema híbrido com bateria maior, de 18,1 kWh, com autonomia elétrica para percorrer até 56 km (Inmetro) sem gastar gasolina. Este também é o principal argumento frente ao RX 500h F-Sport, que segue à venda com proposta mais esportiva no visual e na mecânica (tem 63 cv a mais), por R$ 580.990.
O RX 450h+ chega na carona do Toyota RAV4 XSE, que tem praticamente o mesmo conjunto híbrido plug-in: um motor 2.5 aspirado a gasolina, funcionando em ciclo Atkinson, que gera 187 cv e 23,6 kgfm (são 185 cv no Toyota) e mais dois motores elétricos síncronos, sendo um dianteiro com 182 cv e 27 kgfm e um traseiro com 54 cv e 12,1 kgfm no eixo traseiro. A potência combinada é de 308 cv.
O desempenho não chega a ser tão prejudicado pelo peso ou pela potência menor, por conta do torque extra do motor elétrico maior. Se o RX 500h chega aos 100 km/h em 6,2 segundos, o 450h+ cumpre a mesma prova em 6,5 segundos.
O Lexus RX híbrido plug-in suporta recargas a até 6,6 kWh e demanda 2h45min para que sua bateria seja completamente recarregada. Todos são entregues aos clientes com um carregador portátil e um wallbox da WEG.
Na mesma faixa de preço de um Volvo XC90 de entrada, não surpreende que o Lexus RX 450h plug-in tenha equipamentos como teto panorâmico, câmeras de visão 360°, piloto automático adaptativo, central multimídia de 14 polegadas, 7 airbags ou coluna de direção com ajuste elétrico. Vai um pouco além, com bancos dianteiros e traseiros ventilados e aquecidos, vidros dianteiros laterais hidrofóbicos e sistema de som Mark Levinson com 20 alto-falantes e subwoofer.
Lexus terá carro elétrico no Brasil
A Lexus quer ganhar mais espaço entre as marcas de luxo no Brasil e, para isso, não planeja apenas o lançamento de versões híbridas plug-in para outros modelos da sua linha, como o SUV NX. A fabricante japonesa também pretende lançar um elétrico, o que poderá acontecer em 2025.
Seria o Lexus RZ 450e, um equivalente elétrico ao RX e dotado de dois motores elétricos que somam 312 cv e 34,2 kgfm. Sua bateria de 71,4 kWh permite uma autonomia de até 362 km nos Estados Unidos. O que norteia a estratégia da Lexus no Brasil é o interesse dos seus clientes. Pelo visto, já estão esperando por um elétrico.