Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Sandero 2021 tem opção de câmbio CVT e apenas motores 3-cilindros 1.0

Nova geração do hatch da Dacia – e da versão aventureira Stepway – repetem melhorias já apresentadas no novo Logan e terão versão Renault no Brasil

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 29 set 2020, 16h53 - Publicado em 29 set 2020, 13h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sandero
    Nova geração do Sandero acompanhou as mesmas evoluções do Logan (Dacia/Divulgação)

    O novo Dacia Logan apareceu antes da hora e, agora, também acabou o mistério em relação aos irmãos Sandero e Stepway – que é tratado como modelo próprio há algum tempo. E, assim como o sedã, eles mudaram completamente.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

    No caso do hatch, o para-brisa está mais inclinado (como na nova geração do Duster), enquanto o teto ficou 1 cm mais baixo e os para-lamas foram alargados. Já o vão livre continua igual antes, com 13,3 cm para o mercado europeu.

    Novo Dacia Sandero
    Para-brisa ficou mais inclinado e o teto está mais baixo que antes (Dacia/Divulgação)

    Não dá para ignorar que os faróis também evoluíram, não somente em estilo, como em eficiência: o alcance do facho aumentou 37% em distância e 9% em largura. E ainda há luzes diurnas de led – com o desenho em “Y” das lanternas.

    Continua após a publicidade

    No aventureiro, como já era esperado, há para-choques exclusivos, grade ligeiramente redesenhada, trilhos no teto, molduras plásticas nas caixas de rodas e protetores na base das portas. Em relação ao vão livre, o Stepway tem 17,4 cm.

    Novo Dacia Sandero
    Plataforma agora é a mesma utilizada pelo Renault Clio (Dacia/Divulgação)

    Os irmãos de dois volumes ainda dividem grandes semelhanças com o sedã do lado de dentro. Só que, nas imagens divulgadas, foi mostrado o sistema de entretenimento que será oferecido de série nas versões mais baratas dos Dacia.

    De acordo com a explicação do fabricante romeno, o equipamento será parecido com o Live On, da Fiat, que se baseia no celular do próprio usuário para reproduzir músicas e rádios. Ainda haverá a opção de central mostrada no Logan.

    Continua após a publicidade
    Novo Dacia Sandero
    Painel segue as mesmas linhas já apresentadas para o novo sedã (Dacia/Divulgação)

    Em relação ao espaço interno, a dupla Sandero e Stepway perdeu 4 cm de entre-eixos quando comparados ao irmão sedã e tem 2,60 m. Na largura, por sua vez, são iguais. Já no porta-malas, os modelos menores comportam até 328 l.

    Novo Dacia Sandero
    Para a Europa, o hatch terá opção de câmbio manual com seis marchas (Dacia/Divulgação)

    Todas as medidas são bem parecidas com a geração atual do hatch, que é feita em São José dos Campos (PR) e recebeu uma atualização exclusiva para nosso mercado no ano passado: são 2,59 m de entre-eixos e 320 l no porta-malas.

    Continua após a publicidade
    Novo Dacia Sandero
    Não há mesinhas para a segunda fileira, como no novo Logan (Dacia/Divulgação)

    Para o Velho Continente, haverá apenas três opções de motorização (e nenhuma diesel). Nas versões mais baratas, será o 1.0 aspirado de 66 cv, depois há o 1.0 turbo de 91 cv e, por fim, a opção 1.0 turbo de 101 cv movido a gás natural.

    Novo Dacia Sandero
    Porta-malas de 328 l é um pouco maior que na geração atual (Dacia/Divulgação)

    Com isso, haverá apenas configurações de 3-cilindros para toda a linha, que também terá sistema start-stop de série. Enquanto as versões de entrada terão câmbio manual de cinco marchas, as demais podem ser manual seis marchas ou CVT.

    Continua após a publicidade

    Nesta geração, toda a família também abandonará a plataforma B0, que estreou com o primeiro Logan, para receber a base modular CMF-B do Renault Clio europeu. E, como dissemos, a nacionalização dos modelos não foi aprovada ainda, mas a engenharia local já trabalha nela.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 737 60 anos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.