Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Subaru XV: uma revolução interna

Visualmente idêntico ao anterior, nova geração do SV traz mudanças radicais na plataforma

Por Da Redação
Atualizado em 7 mar 2017, 20h59 - Publicado em 7 mar 2017, 19h56
Visual é parecido, mas a plataforma é nova, bem mais rígida e segura
Visual é parecido, mas a plataforma é nova, bem mais rígida e segura ()

Não vai ser fácil distinguir a nova geração do Subaru XV (apresentada em Genebra) da anterior. As proporções e linhas gerais permanecem as mesmas, assim como o perfil de crossover urbano.

Uma olha mais atenta, porém, revela que quase tudo é novo: faróis e lanternas, para-choques, os vincos nas laterias, os recortes nos vidros… até as rodas, apesar de parecidas, são diferentes.

O que realmente muda no novo SV, porém, está debaixo da carroceria. A plataforma agora é a modular Subaru Global Platform, que fez sua estreia no novo Impreza, lançado no ano passado.

Lanternas agora são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas
Lanternas agora são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas ()
Continua após a publicidade

Aqui, a evolução é radical: a rigidez estrutural aumentou 70% em relação ao modelo antigo, reduzindo vibrações e melhorando o comportamento dinâmico. A suspensão também é nova, capaz de reduzir a rolagem da carroceria em 50%, proporcionando maior estabilidade tanto em retas quanto em curvas.

O centro de gravidade foi baixado em 5mm, sem que a generosa altura em relação ao solo fosse diminuida – o vão livre permanece em 22 cm, ótimo para enfrentar terrenos acidentados.

O motor 2.0 do tipo boxer (com cilindros opostos) tem injeção direta, mas não foi dessa vez que ganhou turbo. Seus números de potência (156 cv) e torque (20 mkgf) são modestos, mas a Subaru afirma que as repostas e a economia de combustível melhoraram sensivelmente, graças a 80% de peças novas.

Continua após a publicidade
Altura em relação ao solo foi mantida, mas centro de gravidade baixou
Altura em relação ao solo foi mantida, mas centro de gravidade baixou ()

O câmbio do tipo CVT pode simular uma transmissão de sete marchas, e a tração permanece sendo destaque: a famosa Subaru Symetrical All-Wheel Drive, agora equipada com vetoração ativa de torque (para sua distribuição entre diferentes rodas) e o X-Mode, um modo de condução para superfícies bem escorregadias que otimiza a integração entre o motor, a tração e os freios.

A nova tela de 8 polegadas no centro do painel complementa a tela menor, no topo
A nova tela de 8 polegadas no centro do painel complementa a tela menor, no topo ()
Continua após a publicidade

O interior traz mudanças simples, mas consistentes: uma tela touchscreen de 8 polegadas no centro do painel e mais refinamento no acabamento tradicionalmente espartano dos Subaru, com direito a acabamento com costuras laranjas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.