Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo SUV da Fiat será revelado em partes e terá “função cartão de crédito”

Websérie interativa será responsável por revelar novos detalhes do Progetto 363 — provável estreante da parceria entre Fiat, Tim e Amazon

Por Eduardo Passos
Atualizado em 22 mar 2021, 17h50 - Publicado em 5 mar 2021, 17h21
Os dois novos SUVs da Fiat feitos em Betim (MG) usarão plataforma do Argo
Novo SUV da Fiat usará plataforma do Argo e será dado ao vencedor do BBB 21 (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Cada vez mais perto de ser anunciado, o novo SUV da Fiat ganhou um site especial para revelar, aos poucos, seus detalhes ao público. Tratado pela fabricante italiana como Progetto 363, o utilitário será exibido aos poucos, com participação popular.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

Para isso, o 363 estrelará uma websérie própria, com cinco episódios. Ao longo de cada capítulo, serão revelados detalhes estéticos, técnicos e tecnológicos. A ordem de cada item, entretanto, fica a cargo dos visitantes, que têm enquete à disposição.

Marcado para 13 de março, o primeiro episódio tem quatro possibilidades de tema: “Segurança + Robustez”, “Performance”, “Conectividade” e “Design”. Além disso, a Fiat promete revelar outros detalhes em ações no Big Brother Brasil 21, cuja final também deve marcar a apresentação do carro, que será dado como prêmio ao campeão do reality.

Continua após a publicidade

Conectividade

AnuncioParceriaFCAeTIM_Foto_LeoLara
FCA recorreu ao 4G da Tim para implantar seu novo serviço de conectividade (Leo Lara/Fiat)

Um dos episódios mais aguardados diz respeito às funções tecnológicas do Progetto 363, já que o carro deve estrear a parceria entre Fiat e Tim no mundo de Internet das Coisas.

Além do suporte a Android Auto e Apple Carplay, o carro trará chip eSIM embarcado, capaz de centralizar informações e se comunicar, via 4G, com o mundo externo. Ao mesmo tempo, a Amazon oferecerá plataforma para tratamento de dados e assistência ao motorista.

Desse modo, por exemplo, será possível visitar um drive-thru da rede McDonald’s sem nem sequer colocar a mão no bolso, com a cobrança feita diretamente em uma carteira virtual vinculada ao carro e ao motorista. O mesmo deve valer para pedágios, estacionamentos e outros serviços, transformando o SUV em um grande cartão de crédito com rodas, com apoio da operadora Visa.

Continua após a publicidade
Fiat Cart ganhou um
Fiat Cart ganhou um “+” no nome e até mesmo elementos gráficos, mas não há certeza quanto à aprovação da marca (Arte/Quatro Rodas)

O sistema de pagamentos da Fiat já está quase pronto, mas vêm encarando problemas por conta de seu nome. Inicialmente batizado de “Cart”, o serviço foi contestado por outras empresas de nome semelhante e a Stellantis precisou mudá-lo para “Cart +”. O registro definitivo, entretanto, carece de julgamento.

Impasse parecido é sobre o batismo do carro, que até agora traz seu código de fábrica no RG: ainda que a Fiat tenha entrado com pedidos de registro dos nomes “Revo”, “Pulse”, “Tuo”, “Nord” e “Domo”, alguns desses já estão em uso, sugerindo uma estratégia de despiste dos italianos.

Idealizado por estudantes da Bahia, o Fiat Tuo não é exatamente um SUV
Idealizado por estudantes da Bahia, o Fiat Tuo não é exatamente um SUV (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Curiosamente, um concurso de design apoiado pela própria Fiat em 2020 teve a apresentação do fictício Fiat Tuo que, na verdade, se tratava de um serviço de aluguel de carros por assinatura.

Questionados por QUATRO RODAS, os estudantes baianos idealizadores do projeto e do nome negaram que a montadora tenha solicitado autorização para aproveitá-lo.

O que já se sabe

FIAT PROJETO 363
Progetto 363 vem circulando cada vez mais pelas ruas brasileiras (Thiago Dantas/Quatro Rodas)

Concorrente do Volkswagen Nivus, o novo SUV compacto da Fiat já roda camuflado em testes públicos e dá, aos poucos, maiores detalhes do seu visual.

Continua após a publicidade

Pensando justamente na concorrência, o modelo será equipado com câmera frontal, provavelmente destinada a recursos como assistente de estacionamento — além de usos futuros pela parceria com Tim e Amazon, como gravação do percurso no trânsito.

Sob o capô, o novo carro marcará a estreia do motor 1.0 12V GSE Turbo da família Firefly. Com injeção direta, ele terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm. A transmissão será sempre automática do tipo CVT. 

As versões mais baratas, enquanto isso, receberão o motor 1.3 8V Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm com opção extra de câmbio manual de cinco marchas.

Prazo apertado

Com final marcada para 4 de maio, o Big Brother Brasil marcará uma espécie de pré-estreia do modelo, dado que a Fiat pretende iniciar suas vendas apenas em meados do segundo semestre.

Continua após a publicidade

Um dos motivos para o atraso é a grave escassez de matéria-prima na indústria automotiva, principalmente em relação a chips e componentes eletrônicos. No caso do Progetto 363, a situação se torna ainda mais delicada por conta de sua eletrônica embarcada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.