Comum a Fiat Toro e aos Jeep Renegade e Compass, a plataforma small wide terá mais um derivado fabricado no Brasil. Trata-se do novo Jeep de sete lugares, chamado internamente de projeto 598, um modelo inédito no mundo e que chegará às lojas no segundo semestre, após o lançamento de Toro e Compass reestilizados.
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Ao que tudo indica, a Jeep aproveitará o dia 4 de abril, o dia 4×4, para apresentar o Compass 2022 no Brasil e anunciar o nome do seu maior e mais caro SUV nacional.
O Jeep de 7 lugares roda em testes no mesmo ritmo intenso que o novo Compass. O SUVão foi flagrado pelo leitor Felipe Eduardo Pires em Águas de São Pedro (SP) enquanto era abastecido com diesel. E isso diz muito sobre a estratégia de lançamento dele no Brasil.
No lançamento o novo Jeep será equipado apenas com o motor 2.0 turbodiesel Multijet II. Mas, de acordo com o site Autos Segredos, será com uma nova versão com 203 cv e mais de 40 kgfm. Esse ganho não virá apenas de otimizações deste motor, como a necessidade do uso de Arla 32 para a redução de emissões.
O responsável pelo aumento de potência em 33 cv e mais de 4 kgfm frente ao atual 2.0 turbodiesel que equipa Renegade e Compass seria um turbo de geometria variável integrado ao coletor de escape, acompanhado de pressão maior da injeção common rail e novos injetores. São atualizações já feitas no motor 2.2 Multijet II que equipa o Jeep Cherokee na Europa e efetivas para diminuir o turbolag, muito perceptível no 2.0.
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O torque chegará bem próximo do limite de 44 kgfm suportado pelo câmbio automático ZF de 9 marchas, que terá seu funcionamento otimizado para o novo regime de potência e torque. A tração integral permanente será padrão no modelo.
Uma curiosidade: o motor 2.0 Multijet II foi desenvolvido em parceria com a General Motors, mas que acabou não dando muito certo. A GM (e só ela) chegou a usar versões biturbo deste motor em carros da Saab, Vauxhall e Opel, como o Astra europeu.
A adoção do motor 1.3 GSE Turbo flex, que terá mais de 180 cv e 28 kgfm ficará para um segundo momento, como uma forma de dedicar seu uso aos novos Compass e Toro. Mas é com essa versão que os Volkswagen Tiguan, Mitsubishi Outlander e Caoa Chery Tiggo 8 precisam se preocupar. Afinal, com motor diesel o SUV de sete lugares da Jeep custará cerca de R$ 250.000.
O segredo para o maior espaço
Até o final das portas dianteiras o novo SUV será estruturalmente igual ao Compass. A frente será diferente, com novos para-choque, grade e capô mais inclinado, mas as portas serão comuns aos dois modelos. As portas traseiras serão maiores, o que implicará em entre-eixos mais longo e em um acesso facilitado à terceira fila de assentos.
A coluna C mais larga também marcará o balanço traseiro maior, responsável por garantir espaço para os dois ocupantes extras e alguma sobra de espaço no porta-malas. A traseira como um todo terá design inspirado na nova geração do Jeep Grand Cherokee, com lanternas horizontais e refletores no para-choque.
O estilo da traseira vem sendo tão bem disfarçado que as unidades de testes com camuflagem mais leves usam lanternas provisórias que saltam da carroceria. Isso fica bem claro na foto enviada pelo leitor Jacques de Almeida, que flagrou o carro em um pedágio em Sumaré (SP).
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