Novo Tiguan com sete lugares vem para o Brasil ainda em 2017
Nova geração será importada do México e conviverá com o modelo anterior por um bom tempo
Mesmo que a segunda geração do Volkswagen Tiguan tenha sido apresentada em setembro de 2015 na Alemanha, o modelo é destaque da Volkswagen no Salão de Detroit. O motivo está em um pequeno detalhe: o carro norte-americano é maior, tem sete lugares, e será fabricado no México.
A diferença está no entre-eixos 11 centímetros maior, que abre espaço para a terceira fileira de bancos que deve acomodar duas crianças com conforto. Ao rebater a terceira fileira de bancos o porta-malas fica com capacidade de 730 l (contra os 502 l do Tiguan europeu) ou 1,770 l quando com a segunda fileira também rebatida.
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Este Tiguan mais longo surge para atender a grande demanda maior por carros de sete lugares existente nos Estados Unidos, onde ele sequer terá versão de cinco lugares. Na Europa, esta configuração será chamada de Tiguan AllSpace.
Embora não pareça, há algumas diferenças estéticas entre o Tiguan americano e o europeu. Na dianteira, a base do para-choque tem diferenças e os faróis de neblina são menores. Por conta da legislação norte-americana, também colocaram refletores laranja nos para-lamas.
Por dentro, o painel segue o design já conhecido de antes, com linhas retilíneas e central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, além de espelhamento de telas via MirrorLink. Entre os equipamentos há frenagem de emergência autônoma com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com assistente de manutenção em faixa, alerta de pontos cegos e de tráfego traseiro.
Carro diferente, motor diferente
O Brasil receberá exatamente o mesmo Tiguan vendido nos Estados Unidos, com sete lugares em um primeiro momento. Tudo porque o Tiguan 1.4 Flex da geração anterior, lançado há poucos meses, conviverá com o novo Tiguan no Brasil por algum tempo.
Será a versão 2.0 com tração integral do Tiguan antigo quem desaparecerá. Os primeiros Tiguan mexicanos terão motor 2.0 TSI de 186 cv de potência e 30,5 mkgf de torque (contra os 200 cv e 28,5 mkgf do modelo atual), sempre com câmbio automático de oito marcas (o atual tem Tiptronic). Tração integral será opcional. O modelo será atração do Salão de Buenos Aires em junho e estreia no Brasil no segundo semestre.