Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Toyota C-HR será híbrido com design mais empolgante que Corolla Cross

Ainda não há muitas informações, mas o SUV terá versões plug-in e híbrida leve, que podem usar mecânicas do Corolla Cross e do Prius

Por João Vitor Ferreira
5 dez 2022, 20h52

Em vez do Corolla Cross, o principal SUV da Toyota é o C-HR. Após 5 anos à venda, a fabricante japonesa continua os ensaios para uma mudança radical do SUV. A primeira delas foi o conceito Small SU EV, apresentado pela marca no final de 2021. O segundo protótipo acaba de ficar pronto.

Além do visual mais moderno, o chamado Toyota C-HR Prologue tem dianteira muito parecida com o primeiro conceito, trazendo faróis finos e em forma de C. A principal diferença está na grade, que manteve o desenho do protótipo, mas adotou a cor preta, excluindo os antigos detalhes em cinza.

Toyota C-HR Prologue prototipo
O C-HR trouxe muitas influências visuais do conceito Small SU EV, que foi apresentado em dezembro de 2021 (Divulgação/Toyota)

Em relação ao C-HR atual, o Prologue traz mais vincos nas laterais, deixando-o menos arredondado e mais geométrico. Na traseira, chama a atenção o novo conjunto de luzes, que acompanham e contornam o caimento do teto. As cores foram outra ousadia da Toyota, misturando cinza, preto e detalhes em amarelo.

Toyota C-HR Prologue
(Divulgação/Toyota)

Infelizmente, a Toyota ainda não divulgou imagens do interior, mas garantiu que o novo C-HR será “mais espaçoso e prático que o anterior”. É provável que ele tenha itens mais tecnológicos e uma central multimídia maior.

Toyota C-HR Prologue
(Divulgação/Toyota)

Nesta nova geração, a intenção é que o SUV seja lançado apenas com motorizações híbridas plug-in e leve. Será uma forma de complementar o catálogo de modelos híbridos no continente europeu. Na China, o SUV compacto tem uma versão totalmente elétrica, mas a montadora não disse se ele será atualizado para a nova geração.

Toyota C-HR Prologue
(Divulgação/Toyota)

A Toyota também não especificou dados sobre o trem de força e baterias. É possível que o C-HR Prologue use uma versão atualizada da arquitetura TNGA-C, com motorização semelhante a do novo Prius na sua versão plug-in (283 cv e autonomia elétrica em torno dos 60 km). Isso abre margem para que o SUV traga o sistema de carregamento solar, que no monovolume pode gerar até 1.250 km de autonomia por ano.

Continua após a publicidade

Para a variante híbrida leve, a suspeita é que o C-HR use um conjunto semelhante ao do Corolla Cross europeu, que chega a ter 197 cv e 21 kgfm. Mas, para os dois casos, os números de potência, torque e consumo podem variar, já que trata-se de um modelo com dimensões diferentes.

Toyota C-HR Prologue
(Divulgação/Toyota)

Por falar em dimensões, o C-HR Prologue parece ter ficado um pouco menor em relação a versão atual, o que o colocaria logo abaixo do Corolla Cross e acima do Yaris Cross. O visual segue a linha de design atual da Toyota para os modelos híbridos, deixando-o mais ousado e esportivo.

O Toyota C-HR Prologue irá substituir a geração atual nas linhas e produção da fábrica da Toyota na Turquia. Já as baterias serão produzidas em outra planta, também europeia, com as células sendo importadas. Não há informações sobre a venda em outros mercados. No passado, o CH-R chegou a ser esperado no Brasil, mas sua vinda foi cancelada pela fabricante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.