Novo Toyota Crown Sedã estreia no Japão e já tem versão a hidrogênio
Modelo chega apenas em versões com motorizações "verdes" e visual clássico, trazendo a essência de seus antecessores
![](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/toyota-crown-sedan2.jpg?quality=70&strip=info&w=1200&h=700&crop=1)
Após ter sido apresentado como conceito no início do ano, novo Toyota Crown na carroceria sedã teve sua versão definitiva apresentada no Japão. O modelo, que é posicionado como um sedã de luxo, tem plataforma específica e versões híbridas ou movida a hidrogênio.
Neste ano os Toyota Crown se tornaram uma família e o sedã se junta aos Crown Crossover e Crown Sport. Mas se estes são montados na plataforma TNGA-K, com motor transversal e tração dianteira, o Crown Sedã usa a arquitetura TNGA-L. Ela tem layout clássico, com motor a combustão longitudinal e tração traseira, como todos os Crown das quinze gerações anteriores.
![toyota-crown-sedan4 toyota-crown-sedan4](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/toyota-crown-sedan4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O design dianteiro e traseiro é quase que unificado entre todos os Crowns de nova geração, porém, o modelo recebeu um visual um pouco diferente, com linhas mais retas e poucos relevos por toda carroceria.
Na frente, chama a atenção a grande grade escurecida, os faróis em LED com uma barra de luz os interligando e o capô bem plano e comprido.
O mesmo visual com poucos vincos passa pela lateral e se estende até a traseira que possui um caimento quase como o de um cupê. Na parte de trás, as lanternas são interligas e logo abaixo centro há a escrita “Crown”.
A cabine mantém o visual minimalista, sendo até um padrão clássico comparado a outros carros mais atuais. O Crown Sedã tem acabamento interno em madeira, semelhante ao estilo executivo de alguns carros do início dos anos 2000. Além disso, diversas teclas ainda podem vistas no painel do sedã.
![toyota-crown-sedan7 toyota-crown-sedan7](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/toyota-crown-sedan7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Porém, ser clássico não significa deixar tecnologia de lado. O carro ainda tem tela central de 12,3”, quadro de instrumentos digital, volante multifuncional, partida por botão, dentre outros diversos recursos tecnológicos.
A nova geração do Toyota Crown também ficou maior. Com a nova plataforma, o modelo ganhou números em todas as dimensões. O carro agora possui: 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,47 m de altura e 3,0 m de entre eixos.
As duas motorizações são bastante distintas. A versão híbrida combina o motor 2.5 aspirado de 185 cv e 26 kgfm ao motor elétrico com 180 cv e 30,5 kgfm. A potência combinada é de 245 cv.
![toyota-crown-sedan5 toyota-crown-sedan5](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/toyota-crown-sedan5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão a hidrogênio importa o trem de força do Toyota Mirai de segunda geração, que também é construído na plataforma TNGA-L. Um gerador eletroquímico está debaixo do capô e alimenta o motor elétrico de 182 cv que aciona as rodas traseiras. Os cilindros de hidrogênio ficam localizados no túnel central, abaixo dos bancos traseiros e sob o piso do porta malas. A autonomia é suficiente para rodar 820 km com apenas um abastecimento.
![toyota-crown-sedan6 Versão a hidrogênio.](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/toyota-crown-sedan6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo sedã já tem uma previsão para o início de suas vendas no dia 13 de novembro no Japão. Porém, o modelo não será exclusivo do mercado interno: também será vendido na China. Os valores ficam em R$ 240.000 para versão híbrida e R$ 270.000 para a de hidrogênio, na conversão direta.