Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Toyota Land Cruiser quer honrar seu legado off-road com tecnologia

Além do foco no fora-de-estrada, a nova geração do SUV troca os grandes motores V8 por unidades V6; modelo terá versão esportiva GR

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 10 jun 2021, 10h18 - Publicado em 10 jun 2021, 10h11
Toyota Land Cruiser
(Divulgação/Toyota)

A nova geração do Toyota Land Cruiser foi apresentada oficialmente, pouco tempo após ter alguns de seus dados vazados nas redes sociais. Além do redesenho, a grande novidade do SUV fica para a troca dos grandes motores V8 por outro menores, só que mais potentes.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O modelo começará a ser vendido em várias partes do mundo em julho, deixando as versões a diesel para setembro. Porém, os fãs brasileiros do modelo, vendido por aqui até 2009 como Land Cruiser Prado, ficarão decepcionados: o Brasil não deve estar entre os mercados que receberão o SUV. 

Continua após a publicidade
Toyota Land Cruiser 300Series branco visto 3/4 de trás
As lanternas traseiras são mais estreitas quando comparadas ao predecessor do modelo e continua com o aspecto “quadradão” (Divulgação/Toyota)

 

Para a arquitetura do novo Land Cruiser, a Toyota utilizou a nova plataforma GA-F (Global Architecture) baseada no conceito TNGA (Toyota New Global Architecture) e manteve a estrutura do chassi. A mescla das tecnologias teve o intuito de reduzir o peso do modelo, diminuir o centro de gravidade e até para adotar novidades no motor e nos visuais interno e externo.

De acordo com a empresa, os objetivos para o desenvolvimento da nova geração foram herdar e evoluir a “essência de confiabilidade, durabilidade e desempenho off-road”. 

Chassi do Land Cruiser 300Series
O chassi da nova geração do SUV recebeu pequenos ajustes para melhorar o controle do Land Cruiser tanto na estrada como no off-road (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

 

A nova estrutura tem como foco a dirigibilidade, principalmente para o fora-de-estrada. Para isso, a suspensão foi aprimorada e ganhou um sistema dinâmico com acionamento eletrônico (E-KDSS).

Também será possível observar o terreno à frente por câmeras para não ser pego de surpresa em situações extremas. Nas imagens reproduzidas na tela da central multimídia, o assistente mostra a posição das rodas dianteiras, o trajeto feito por elas, além do ângulo de inclinação da carroceria.  

Painel do Toyota Land Cruiser 300Series
O painel do novo Land Cruiser indica obstáculos para segurança do motorista e dos passageiros (Divulgação/Toyota)

 

Assim como indicaram os vazamentos de informações, o Land Cruiser trocou sua clássica motorização V8 por unidades menores. Agora, os novos modelos serão equipados sempre com unidades V6. O primeiro será um V6 3.5 biturbo a gasolina conectado a uma transmissão automática de 10 velocidades, com 415 cv e 66,3 kgfm. 

Continua após a publicidade

Em um segundo momento, também estará disponível um V6 3.3 biturbo a diesel, capaz de gerar 308 cv e 71,4 kgfm. O câmbio é o mesmo, de 10 marchas. A Toyota confirmou ainda que alguns países terão uma opção V6 aspirada com câmbio automático de 6 marchas, sem dar detalhes sobre potência ou quais países receberão a unidade.

Apesar de menores do que os antigos propulsores V8 do SUV, que eram aspirados, os novos seis-cilindros turbo são mais potentes. Como comparação, o antigo 5.7 entregava 386 cv, enquanto o 4.5 tinha 276 cv. 

Interior do Toyota Land Cruiser 300Series visto dos bancos da frente
Mais detalhes sobre as especificações do interior do veículo devem ser divulgados com o início da produção, esperada para julho (Divulgação/Toyota)

O novo Land Cruiser mantém o clássico formato quadrado das gerações anteriores. A grade toma conta de grande parte da dianteira, com faixas verticais, e os faróis full LED ficaram mais estreitos. Na traseira, as lanternas seguem a identidade dos faróis, com formato retangular e iluminada por LEDs.

Continua após a publicidade

Por dentro, o visual mescla elementos dos demais SUVs da marca, como RAV4 e SW4, como o console central largo e a multimídia com tela “flutuante”. O acabamento, de aparente boa qualidade com materiais macios e couro no painel, pode ter dois tons, como na imagem acima. No quadro de instrumentos, com mostradores analógicos para garantir um visual mais clássico, a tela central digital dá um ar de modernidade.

Três Toyota Land Cruiser 300Series brancos
A nova geração do Land Cruiser vem para substituir as unidades 200Series, lançadas em 2007 (Divulgação/Toyota)

Além das mudanças mecânicas e no visuais, a marca adotou o Safety Sense, pacote com itens de segurança ativos e passivos, além de sistemas semiautônomos. O SUV detecta outros veículos que se aproximam em cruzamentos e pedestres atravessando a rua. Além disso, há uma assistência que entra em cena quando o motorista faz uma manobra para evitar uma colisão. 

Apesar de não ter sido especificado pela empresa, as imagens mostram uma unidade com o logotipo GR, da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota. Ou seja, o Land Cruiser deve receber uma versão com apelo esportivo. Nas imagens, é possível observar um para-choque dianteiro diferente e uma grade exclusiva com o nome da marca por extenso. Outras diferenças notáveis estão nas rodas diferenciadas, além de retrovisores e maçanetas pretos.

Continua após a publicidade
Toyota Land Cruiser 300Series branco visto 3/4 de frente
Um dos modelos divulgados possui um para-choque mais agressivo, com grade preta e o logotipo GR, da divisão esportiva da marca (Divulgação/Toyota)

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.