Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Toyota RAV4 ficou mais espaçoso e agressivo

SUV é baseado na plataforma TNGA, a mesma do Prius e da nova geração do Corolla

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 mar 2018, 16h28 - Publicado em 28 mar 2018, 16h27
Toyota RAV4
SUV ganhou design agressivo nesta nova geração (Divulgação/Toyota)

Além do novo Corolla hatch, a Toyota apresenta no Salão de Nova York a nova geração do RAV4. Agora baseado na plataforma global TNGA, a mesma usada por Prius, Camry e pela nova geração do Corolla, o SUV está maior e tem design mais agressivo.

A grade hexagonal é inspirada na picape Tacoma, vendida nos Estados Unidos, e dá aspecto musculoso ao SUV. Os faróis maiores e inclinados também impressionam. Mas a traseira com linhas bem marcadas parece uma mistura dos SUVs da Lexus com as lanternas do Mitsubishi Outlander.

Toyota RAV4
Traseira lembra muito o Mitsubishi Outlander (Divulgação/Toyota)

O interior segue o mesmo estilo do novo Corolla, com direito ao mesmo volante. O SUV também tem central multimídia em destaque no topo do painel, logo acima das saídas de ar, e o quadro de instrumentos tem tela de TFT no meio para mostrar informações do computador de bordo e dos sistemas de segurança.

Continua após a publicidade
Toyota RAV4 2019
Quadro de instrumentos tem tela de TFT no centro (Divulgação/Toyota)

Desta vez o RAV4 tem oito airbags, além de detector de pedestres, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo e leitor de placas. 

Toyota RAV4
Como todo carro novo, o RAV4 também tem a tela da central multimídia destacada do painel (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Mas há boas inovações técnicas. A nova plataforma aumentou a rigidez estrutural em 57% e ainda permitiu que as rodas fossem posicionadas mais próximas das extremidades, o que aumentou o entre-eixos em 3 cm, para 2,69 m. Com 4,59 m de comprimento, o RAV4 ficou 1 cm menor. 

Toyota RAV4
Comprimento diminuiu, mas entre-eixos cresceu 3 cm (Divulgação/Toyota)

A mecânica também tem boas novidades. Nos Estados Unidos, onde começa a ser vendido no final deste ano, o RAV4 terá um novo motor 2.5 VVT-iE Power Force combinado com câmbio automático de 8 marchas, que substitui o antigo de seis. A Toyota não divulgou números de potência e torque, mas garante que este motor terá eficiência térmica de 40%, um ótimo número.

Toyota RAV4
Versão Adventure tem para-choques e grade exclusivos (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Na versão híbrida, este mesmo motor é combinado a um motor elétrico e a um câmbio CVT. Outra novidade é que o novo sistema de tração integral mais eficiente. Ele permite enviar até 50% da força para as rodas traseiras, mas também é capaz de desconectar o eixo traseiro. O cardã, que transfere a força, é desacoplado nas duas extremidades para que seu peso não aumente o consumo de combustível.

Na Europa, onde o Toyota RAV4 só chegará em 2019, as versões mais acessíveis terão motor 2.0 aspirado, além de um 2.2 turbodiesel.

Toyota RAV4
Versão híbrida combina motor 2.5 com motor elétrico (Divulgação/Toyota)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.