Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Volkswagen T-Cross mantém 5 estrelas no Latin NCAP

SUV da Volkswagen mantém o bom resultado em segurança após a reestilização, mas Chevrolet chinês vendido em países vizinhos zerou o teste

Por Nicolas Tavares
25 set 2024, 12h17
Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)
Continua após publicidade

O Latin NCAP, organização não-governamental que realiza testes de segurança para os veículos vendidos na América Latina, divulgou o resultado para a avaliação de dois novos modelos. Entre os escolhidos da vez, o Volkswagen T-Cross é o destaque para o Brasil, recebendo cinco estrelas novamente, a nota máxima possível.

Não é uma surpresa que o Volkswagen T-Cross renovado tenha sido um dos veículos a passar pelo teste de colisão, visto que a marca sempre participa voluntariamente. Com o lançamento da reestilização, a fabricante obviamente iria aproveitar para retestar o SUV com o novo protocolo adotado usado desde 2020.

Na avaliação do Latin NCAP, o VW T-Cross foi muito bem, com uma estrutura estável no teste de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel. Mesmo a área dos pés, que normalmente é criticada, teve um desempenho estável e não ofereceu risco de ferimentos.

O resultado é que o boneco de medição marcou uma proteção boa em quase todas as áreas, a melhor nota possível, com exceção do joelho esquerdo do passageiro e do tórax do motorista, que receberam uma avaliação “adequada”, a segunda melhor.

Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP

Continua após a publicidade

Gabaritou o teste de impacto lateral contra barreira deformável, recebendo os 8 pontos possíveis. O mesmo não pode ser dito do teste lateral contra poste, recebendo uma avaliação “marginal” na região do tórax, o que reduziu um pouco a nota final.

Na segurança para crianças, a ONG afirma que o T-Cross saiu-se bem em todos os quesitos. O que o impediu de receber a nota máxima nesta categoria foi o desempenho do dummy simulando uma criança de um ano e meio, que registrou uma desaceleração do tórax maior do que a esperada.

Compartilhe essa matéria via:

A proteção para pedestres foi o seu ponto fraco, recebendo uma avaliação ruim no impacto da perna, principalmente na região da pelve, onde o SUV quase zerou. Algumas áreas próximas da coluna A e do para-brisa também obtiveram notas ruins.

Continua após a publicidade

Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP

O último critério é o teste dos sistemas de assistência. O T-Cross superou o teste do alce a 70 km/h e 90 km/h sem problemas ou comentários sobre a atuação do controle de estabilidade. Por não estar disponível em todas as versões, o sensor de ponto cego não foi avaliado, retirando mais alguns pontos da nota final.

É curioso que o T-Cross esteja passando por um segundo crash-test em um ano. O Taigun, versão produzida na Índia, foi avaliado em julho de 2023, quando também recebeu nota máxima.

Chevrolet com problemas

Vendido em alguns mercados da América Latina, o Chevrolet Groove foi o outro carro testado pelo Latin NCAP e o resultado foi o oposto, recebendo nota zero em segurança. Isto rendeu uma bronca da organização, que destacou que é o SUV mais vendido no Chile, mostrando que é um modelo muito procurado.

Continua após a publicidade

Produzido na China como uma adaptação do Baojun 510 para o mercado externo, o modelo foi mal em quase todos os quesitos. A estrutura foi considerada instável em todos os aspectos, demonstrando uma intrusão na região dos pés e da lateral. Sem airbags de cortina, não realizou o crash-test lateral contra poste.

A proteção para crianças sofreu com a impossibilidade de instalar diversos tipos de cadeirinhas infantis, reduzindo os pontos. E sem qualquer tecnologia de assistência, nem mesmo como opcional, deixou de realizar diversos outros testes.

Felizmente, o Groove não é vendido no Brasil e nem será importado. A Chevrolet lançará um novo SUV compacto em 2026, posicionado abaixo do Tracker e que será produzido em Gravataí (RS), junto com Onix e Onix Plus.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.