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Novo Volkswagen T-Cross mantém 5 estrelas no Latin NCAP

SUV da Volkswagen mantém o bom resultado em segurança após a reestilização, mas Chevrolet chinês vendido em países vizinhos zerou o teste

Por Nicolas Tavares
25 set 2024, 12h17
Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)
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O Latin NCAP, organização não-governamental que realiza testes de segurança para os veículos vendidos na América Latina, divulgou o resultado para a avaliação de dois novos modelos. Entre os escolhidos da vez, o Volkswagen T-Cross é o destaque para o Brasil, recebendo cinco estrelas novamente, a nota máxima possível.

Não é uma surpresa que o Volkswagen T-Cross renovado tenha sido um dos veículos a passar pelo teste de colisão, visto que a marca sempre participa voluntariamente. Com o lançamento da reestilização, a fabricante obviamente iria aproveitar para retestar o SUV com o novo protocolo adotado usado desde 2020.

Na avaliação do Latin NCAP, o VW T-Cross foi muito bem, com uma estrutura estável no teste de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel. Mesmo a área dos pés, que normalmente é criticada, teve um desempenho estável e não ofereceu risco de ferimentos.

O resultado é que o boneco de medição marcou uma proteção boa em quase todas as áreas, a melhor nota possível, com exceção do joelho esquerdo do passageiro e do tórax do motorista, que receberam uma avaliação “adequada”, a segunda melhor.

Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP

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Gabaritou o teste de impacto lateral contra barreira deformável, recebendo os 8 pontos possíveis. O mesmo não pode ser dito do teste lateral contra poste, recebendo uma avaliação “marginal” na região do tórax, o que reduziu um pouco a nota final.

Na segurança para crianças, a ONG afirma que o T-Cross saiu-se bem em todos os quesitos. O que o impediu de receber a nota máxima nesta categoria foi o desempenho do dummy simulando uma criança de um ano e meio, que registrou uma desaceleração do tórax maior do que a esperada.

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A proteção para pedestres foi o seu ponto fraco, recebendo uma avaliação ruim no impacto da perna, principalmente na região da pelve, onde o SUV quase zerou. Algumas áreas próximas da coluna A e do para-brisa também obtiveram notas ruins.

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Volkswagen T-Cross 2025 no teste de colisão do Latin NCAP

O último critério é o teste dos sistemas de assistência. O T-Cross superou o teste do alce a 70 km/h e 90 km/h sem problemas ou comentários sobre a atuação do controle de estabilidade. Por não estar disponível em todas as versões, o sensor de ponto cego não foi avaliado, retirando mais alguns pontos da nota final.

É curioso que o T-Cross esteja passando por um segundo crash-test em um ano. O Taigun, versão produzida na Índia, foi avaliado em julho de 2023, quando também recebeu nota máxima.

Chevrolet com problemas

Vendido em alguns mercados da América Latina, o Chevrolet Groove foi o outro carro testado pelo Latin NCAP e o resultado foi o oposto, recebendo nota zero em segurança. Isto rendeu uma bronca da organização, que destacou que é o SUV mais vendido no Chile, mostrando que é um modelo muito procurado.

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Produzido na China como uma adaptação do Baojun 510 para o mercado externo, o modelo foi mal em quase todos os quesitos. A estrutura foi considerada instável em todos os aspectos, demonstrando uma intrusão na região dos pés e da lateral. Sem airbags de cortina, não realizou o crash-test lateral contra poste.

A proteção para crianças sofreu com a impossibilidade de instalar diversos tipos de cadeirinhas infantis, reduzindo os pontos. E sem qualquer tecnologia de assistência, nem mesmo como opcional, deixou de realizar diversos outros testes.

Felizmente, o Groove não é vendido no Brasil e nem será importado. A Chevrolet lançará um novo SUV compacto em 2026, posicionado abaixo do Tracker e que será produzido em Gravataí (RS), junto com Onix e Onix Plus.

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