Uma nova geração do Volkswagen Golf é sempre um marco automobilístico, mas suas versões apimentadas costumam ser as mais aguardadas, após a apresentação das variantes mais “mundanas”. E depois do consagrado GTI, veio o Golf mais potente de todos, o R, com nada menos que 320 cv. Só que tanta potência tem um preço, e mesmo num Golf, ele é salgado.
Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90
Isso porque na Inglaterra, um dos primeiros países onde o novo Golf R teve valores revelados, ele partirá de 39.270 libras (cerca de R$ 272.000 em conversão direta). O valor coloca o Golf R numa posição no mínimo curiosa, já que no mercado britânico ele é mais caro do que ninguém menos que Mercedes-AMG A35, Audi S3 e BMW M135i.
É certo que a diferença de preço é pequena, mas ainda assim o Golf R é cerca de 1.000 libras mais caro do que os três outros alemães de prestígio. O VW também é ligeiramente mais potente, mas a diferença também é pouca. A35 e M135i têm 306 cv, enquanto o “irmão” S3 tem 310 cv.
A lista de equipamentos é extensa, com itens como rodas de 18 polegadas, cabine com materiais exclusivos, volante especial da versão e quatro saídas de escapamento.
Aliás, o escape pode ser da grife Akrapovic como opcional, e o Golf R ainda pode receber sistema de som da Harman-Kardon, rodas de 19 polegadas e um pacote que eleva a velocidade máxima para 270 km/h.
Além dos dos 320 cv, o 2.0 turbo entrega também 42,8 kgfm de torque entregues às quatro rodas pelo sistema 4Motion. O câmbio pode ser de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis, dependendo do mercado.
Com esse conjunto, o Golf R vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundo e chega aos 250 km/h (sem o tal pacote opcional). O desempenho também é próximo dos rivais luxuosos. Resta saber se o carisma do Golf será suficiente para convencer potenciais compradores a pagar mais por ele.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.