Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo VW Jetta GLI começa a mostrar a cara; motor e câmbio vêm do Golf GTI

Configuração terá visual esportivo e manterá propulsor 2.0 TSI e caixa de dupla embreagem. Mecânica virá ao Brasil, mas em outra versão, a de topo Highline

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2019, 11h13 - Publicado em 5 fev 2019, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jetta GLI 2.0 TSI
    Friso vermelho e faróis escurecidos serão exclusividade da versão (Reprodução/Volkswagen)

    A Volkswagen driblou quem esperava conhecer o novo Jetta 2.0 TSI no Salão de Detroit. Em vez de ter sido mostrado em janeiro, a versão esportiva do sedã médio estará no Salão de Chicago, que acontece entre 9 e 18 de fevereiro.

    O mistério por trás da versão está perto de acabar. Por ora, a fabricante revelou apenas a grade criada com exclusividade para a nova versão, batizada de GLI. A nova versão ainda terá teto preto, rodas exclusivas e detalhes vermelhos por fora e por dentro.

    Vale o adendo: o Jetta 2.0 TSI é vendido no Brasil desde 2011, sempre na versão Highline. Nos Estados Unidos e na Argentina, porém, o motor mais potente sempre moveu a versão GLI, com visual esportivado.

    Volkswagem Jetta TSI GLI Segredo
    Novo Volkswagem Jetta com motor 2.0 TSI foi flagrado no Brasil (Gabriel Carvalho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    Volkswagen Jetta TSI Redes
    A suspensão será mais firme e, possivelmente, mais baixa do que das versões 1.4 (Gabriel Carvalho/Quatro Rodas)

    Esta nova geração do Jetta GLI marca os 35 anos da versão, que surgiu como uma alternativa familiar ao Golf GTI de segunda geração.

    O motor era o mesmo 1.8 com injeção eletrônica de 90 cv, que se destacava pelo cabeçote exclusivo, pelos pistões mais leves e pela maior taxa de compressão. O câmbio manual de cinco marchas era mais curto e a suspensão tinha acerto mais firme, adequado à proposta esportiva. Naquele mesmo ano, o Gol GT brasileiro tinha 99 cv.

    Continua após a publicidade

    Essa relação estreita entre o Golf GTI e o Jetta GLI vai continuar existindo. esse GLI vem equipado com motor EA 888 2.0 TSI, com turbocompressor e injeção direta e indireta, do Golf GTI que rende 230 cv e 35,7 mkgf de torque.

    novo-jetta-r-line-250-tsi-18-e1537392352809
    Versão R-Line vendida hoje traz grade dianteira com frisos em preto brilhante, mas o motor é 1.4 TSI de 150 cv (Divulgação/Quatro Rodas)

    A nova versão com motor 2.0 TSI ainda trocará o câmbio automático convencional de seis marchas, presente na versão 1.4 TSI, pelo DSG, automatizado de dupla embreagem, também com seis marchas.

    Continua após a publicidade

    Sua suspensão traseira será independente do tipo multilink, e não por eixo de torção como nas versões 1.4.

    Esta mesma diferenciação é vista nos Volkswagen Golf e Audi A3 Sedan, ambos nacionais. O Jetta, porém, vem do México. 

    Designer da Volkswagen, José Carlos Pavone já havia dito durante a apresentação do novo Jetta na Argentina, em 2018, que o Jetta GLI não será vendido no Brasil. Mas a nova versão Highline com a mesma mecânica não está descartada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.