Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novos BMW M3 e M4 Coupé têm até 510 cv, tração integral e modo drift

Com lançamento, na Europa, previsto para o início de 2021, os esportivos têm motor de seis cilindros em linha biturbo e câmbio manual

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 22 set 2020, 23h37 - Publicado em 22 set 2020, 20h01
BMW M3 E M4 (1)
(Divulgação/BMW)

Não se deixe levar apenas pelo visual polêmico dos novos BMW M3 e M4. Afinal, como em qualquer modelo da divisão esportiva, o principal destaque é o coração: neste caso, a mais nova geração do motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 480 cv e 51 kgfm.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Para os puristas, ambos os modelos têm câmbio manual de seis marchas e tração traseira. Só que, na segunda metade de 2021, a marca deverá apresentar as versões Competition, com 510 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral.

BMW M3 E M4 (4)
(Divulgação/BMW)

Em termos de engenharia, o conjunto mecânico chama atenção pelo torque máximo, que está disponível de 2.650 rpm a 6.130 rpm – mérito da construção leve, dos compressores, do sistema de admissão otimizado e da injeção direta de gasolina a 350 bar de pressão.

Continua após a publicidade

Como reflexo das experiências da BMW (e da M Sport, é claro) nas pistas, os novos M3 e M4 têm um sistema especial de lubrificação: o cárter tem duas câmaras separadas e, nas situações necessárias, a bomba de óleo capta lubrificante “reserva”.

BMW M3 2021 (11)
Sedã será oferecido pela primeira vez com sistema de tração integral (Divulgação/BMW)

De acordo com o fabricante, os modelos conseguem chegar aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, enquanto a aceleração até 200 km/h leva 13,7 segundos. No caso das futuras opções Competition, os tempos são 3,9 s e 12,4 s, respectivamente.

BMW M3 2021 (13)
Na versão mais mansa, o M3 promete chegar a 100 km/h em 4,2 segundos (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

E, pela primeira vez na história, será possível levar para casa o M3 (ou M4) com tração nas quatro rodas. Mas, ainda assim, o sistema xDrive – conectado ao diferencial ativo M – dá preferência ao eixo traseiro e oferece dois modos de atuação.

BMW M3 2021
Cabine dos modelos recebeu sistema de ventilação nos bancos (Divulgação/BMW)

Basta acessar o menu de configurações para escolher entre as opções 4WD e 4WD Sport. No caso da segunda personalidade, é enviado ainda mais torque às rodas traseiras. Para os destemidos, ainda é possível desligar todos controles eletrônicos.

BMW M4 2021 (6)
Versões Competition, ainda mais potentes, chegarão logo em seguida (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

É claro que mais potência e maior velocidade em curvas exigem reforços estruturais para garantir mais precisão e melhor acerto dinâmico. Por isso, ambos os esportivos ganharam mais pontos de fixação no cofre do motor e novos sub-chassis.

BMW M4 2021 (10)
Teto é feito de fibra de carbono para melhorar o rendimento (Divulgação/BMW)

O sistema de suspensão adaptativa assinado pela M Sport tem amortecedores eletrônicos de série, assim como sistema de direção Servotronic. Ambos os modelos também já têm pedal do sistema de freio com dois padrões diferentes de resposta.

BMW M4 2021 (2)
É possível controlar diversas funções dinâmicas dos carros (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Não bastassem os largos pneus 275/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR19 atrás, os novos M3 e M4 têm para-choques mais envolventes, caixas de rodas mais parrudas e teto de fibra de carbono para aumentar a rigidez e baixar o centro de gravidade.

BMW M4 2021 (5)
Botão no console contra os ajustes individuais do motorista (Divulgação/BMW)

Na cabine, os bancos têm regulagem elétrica e, pela primeira vez, o sistema de ventilação sob revestimento de couro Merino. Opcionalmente, dá para incluir assentos tipo concha com estrutura feita com fibra de carbono em ambas novidades.

BMW M3 2021 (10)
Teclas M Sport no volante têm acesso rápido às preferências salvas (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

O pacote M Drive Professional também é vendido à parte e pensado exclusivamente para pista, com controle de tração capaz de ajustar dez modos, a função M Drift, que grava e avalia as rolagens nas curvas, e até um cronômetro para voltas.

BMW M3 2021 (6)
Conjunto mecânico herdou funcionalidades das pistas (Divulgação/BMW)

Por meio do botão Setup no console central, o motorista também consegue acessar todas as opções de configuração de motor, chassi, direção e frenagem – dependendo da versão –, além de câmbio, assistências de direção e controle de tração.

BMW M3 2021 (3)
(Divulgação/BMW)

De acordo com o fabricante bávaro, será possível salvar até duas diferentes configurações e gravar em teclas de acesso rápido, identificadas pelos comandos M Sport no volante.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.