Sete segmentos de carros que as montadoras inventaram para vender
Vale tudo na hora de vender um produto – inclusive criar uma nova categoria de um carro só
 
    Ao chamar o Renault Kwid de “SUV dos compactos”, a marca francesa utilizou um velho artifício mercadológico das montadoras: vender seus produtos como se pertencessem a uma categoria distinta, geralmente superior – isso quando não há a tentativa de simplesmente cria um novo segmento.
Ela não foi a primeira – e nem será a única. Quase todos os fabricantes, sejam chiques ou populares, já forçaram a barra para gerar mais atenção. Às vezes dá certo. Mas na maioria das vezes o marketing acaba caindo no esquecimento.
VW CrossFox = SUC
 
    O primeiro modelo com pegada aventureira da Volkswagen mereceu um tratamento diferente por parte da área de marketing. Mas não precisava exagerar: a VW definiu o CrossFox com um SUC, sigla para Sport Utility Compact – ou Utilitário Esportivo Compacto, em português.
De SUV, porém, o carro tinha apenas detalhes como o estepe externo (solução popularizada pelo EcoSport alguns anos antes), suspensão elevada e a profusão de apliques plásticos pela carroceria.
Ford Focus “Fastback”
 
    As baixas vendas fizeram a Ford investir alto para tentar “bombar” o Focus Sedan. A leve reestilização frontal (com direito à grade estilo Aston Martin) veio acompanhada do sobrenome Fastback, popularizado no Mustang dos anos 60 e justificado pelo suave caimento na traseira do modelo.
A intenção era chamar a atenção do público masculino ressaltando as características “esportivas” do sedã, tradicionalmente um veículo associado a uma clientela mais conservadora. Até o ator Gerard Butler (famoso por protagonizar o filme “300”) foi contratado para estrelar a campanha.
BMW X5 e X6 = SAV
 
    Até o fim dos anos 90 a BMW não tinha representantes na categoria de SUVs. Tudo mudou, porém, com a chegada do X5 em 1999. Baseado no Série 5, o projeto tinha um design um pouco desproporcional, mas preservava as principais qualidades dos modelos tradicionais da BMW.
Segundo a marca, o X5 foi o primeiro SAV (de Sports Activity Vehicle, ou Veículo de Atividade Esportiva) de uma ampla linha atualmente formada por X1, X3, X4 e X6.
Citroën Berlingo, Fiat Doblò e Renault Kangoo = multivans
 
    Foi em 1996 que a Citroën apresentou o Berlingo. Essencialmente um furgão transformado em automóvel de passeio, o carro tinha muito espaço interno para cinco pessoas e uma infinidade de bagagens. Nascia aí a categoria das multivans, possivelmente saída de alguma mente criativa da área de marketing de alguma montadora.
Entretanto, ao contrário de outras criações bizarras, o nome multivan pegou e foi adotado pela maioria das fabricantes. A Renault apresentou o Kangoo apenas um ano depois da estreia do Berlingo e a Fiat lançou o Doblò no começo dos anos 2000.
VW SpaceFox – sportvan
 
    Lançar uma perua em meio à febre das minivans parecia uma decisão arriscada. Mesmo assim, a VW resolveu apostar em seu bom retrospecto na categoria e apresentou a perua derivada do Fox em 2006.
Para apresentá-la, a montadora criou o termo sportvan, justificando-o pelo fato de a perua “aliar o design esportivo de uma perua ao espaço interno e versatilidade de uma minivan”.
Kia Soul = carro-design
 
    Muitos leitores acreditam que o termo mais correto para aspirantes a SUVs seja crossover. Só que a palavra já é utilizada de uma maneira mais ampla, classificando veículos com características vindas de mais de um segmento – como o Kia Soul, um misto de hatch com minivan, e o BMW Série 3 GT, que mistura características de sedã, cupê e SUV
A Kia, por seu lado, preferiu chamar o Soul de carro design – o que não quer dizer muita coisa, afinal todo carro tem design, seja ele bom ou ruim.
Fiat Toro = SUP
 
    Eis o caso mais recente até o lançamento do Renault Kwid. De olho na onda dos SUVs, a Fiat resolveu vender a Toro como um SUP (Sport Utility Pick-up, ou Picape Utilitária Esportiva, se preferir). Se cabe uma defesa à Fiat, pelo menos convém lembrar que a Toro é um projeto baseado na plataforma do Jeep Renegade, este sim um SUV de verdade.
Na prática, a picape trouxe à tona a categoria das picapes intermediárias no mercado nacional, acima das pequenas Fiat Strada e VW Saveiro e abaixo de Chevrolet S10, Toyota Hilux e companhia. Se bem que o tamanho não é 100% inédito: a Toro traz dimensões bem parecidas com a das picapes médias dos anos 90, que foram crescendo ao longo do tempo.
 Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”
Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo” GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026
GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026 IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA