O Super Bowl, como é conhecida a final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos, tem os intervalos comerciais mais caros do mundo e ganha filmes publicitários feitos só para ele. Alguns ficaram famosos promovendo seus produtos e, no caso de ontem, serviu até para anúncios importantes.
O jogo deste domingo, no entanto, teve um vídeo curioso, era uma propaganda contra a Tesla. O filme mostra um carro da marca de elétricos com seu modo de condução autônoma ligado. No trajeto, atropela bonecos simulando crianças, carrinhos de bebê, anda na contramão de uma estrada sinuosa e ignora a placa de pare de um ônibus escolar.
O anúncio foi produzido pelo Dawn Project, uma organização fundada pelo empresário de tecnologia Dan O’Dowd e seu objetivo é “tornar os computadores seguros para a humanidade”. O’Dowd e seu grupo estão de olho no Tesla de Elon Musk há algum tempo e já investiram milhões de dólares em tentativas de banir o recurso autônomo da empresa nas estradas do país.
Segundo relatos na internet, foram gastos cerca de US$ 7 milhões para veicular o anúncio, que incomodou: no Twitter, recém-comprado por Musk, um grupo de proprietários da Tesla atacou a peça, acusando-a de injusta e artificial. O bilionário parece concordar, tendo respondido a crítica com um emoji.
🤣
— Elon Musk (@elonmusk) February 12, 2023
O comercial não é a única dor de cabeça para a empresa de Elon Musk. A Tesla é alvo de uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que apura possíveis falhas de segurança no sistema de condução autônoma, que incluiriam fraudes e propaganda enganosa.
A empresa também tem contra a si um inquérito no departamento de segurança viária norte-americana, a NHTSA. A agência tem autoridade para impedir o uso da tecnologia em vias públicas e é essa ação que o Dawn Project pede na propaganda.