Pagani Huayra
Considerado por muitos como o retrovisor mais bonito da história automotiva, os retrovisores em formato de “folha” do Huayra trazem linhas suaves e orgânicas que contrastam com o design agressivo deste superesportivo que é tido como exemplo de design automotivo moderno. Assim como toda a carroceria, os retrovisores são feitos de fibra de carbono forjado, marca registrada da manufatura de Horacio Pagani.
Mclaren 650s GT3
A versão de pista do McLaren 650s ganhou retrovisores multifuncionais. Além de cumprirem sua função essencial, eles também direcionam ar para resfriar a cabine do piloto durante as longas corridas que este tipo de veículo disputa.
LaFerrari
Hastes de fibra de carbono de 30 cm garantem a posição certa dos retrovisores da LaFerrari. Sua posição e altura ainda ajudam na composição do design agressivo do carro, que possui diversas entradas e saídas de ar para uma aerodinâmica impecável.
Audi E-tron
Sem espelhos, o e-tron foi um dos primeiros carros de série a usar câmeras para transmitir imagens. As câmeras se adaptam às condições de luz e de rodagem, urbana e rodoviária. No Audi, as imagens são projetadas nas laterais das portas.
Audi RS5 DTM
Desenvolvidos em túnel de vento para melhorar o fluxo de ar na lateral da carroceria, os retrovisores da versão de pista do Audi RS5 foram feitos de fibra de carbono e suas hastes trabalham como pequenas asas aerodinâmicas.
Bullet
Não se sabe dizer ao certo quem criou nem qual carro foi o primeiro a utilizar. Mas o retrovisor em formato de bala, ou bullet, como você irá encontrar nas lojas, é um clássico dos anos 1960 e se encaixa bem em praticamente qualquer carro.
Ferrari Testarossa
No lançamento, a Testarossa tinha apenas um retrovisor. Chamado de flying mirror (espelho voador), ficava em um posição alta para permitir 100% da visão traseira. Anos depois, a Ferrari adotou um par de retrovisores menores e menos chamativos.
Autech Stelvio
Não parece, mas este visual controverso foi apresentado pela lendária Zagato, na época (1989) controlada pela Nissan. Seus retrovisores embutidos remetiam aos antigos carros japoneses, com espelhos nas extremidades dos para-lamas.
Chevrolet Vectra
Na campanha de lançamento do Chevrolet Vectra, no Brasil, a fábrica destacava o design do sedã (da Opel), que exibia formas arredondadas – como era tendência nos anos 1990 – e retrovisores integrados
às curvas do capô.
BMW M3
Aclamado como dono de um dos visuais mais marcantes de todas as gerações do BMW Série 3, o M3 E36, dos anos 1980, trazia retrovisores de estilo próprio e arredondados, que contrastavam com as linhas retas da carroceria.