Da nova Ranger ao Corolla de 304 cv: os 15 carros mais aguardados em 2023
Em meio a dezenas de novidades marcadas para 2023, separamos algumas possíveis boas compras e modelos que agradarão os fanáticos
![Honda Civic](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Honda-Civic.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Com o Natal se aproximando, a lista de presentes do Papai Noel já está fechada há um bom tempo. Caso o leitor de QUATRO RODAS, entretanto, planeje ser um bom garoto no ano que vem, o que não falta é opção de presentes motorizados.
Em 2023, o Brasil, espera-se, viverá um ano ainda mais agitado no meio automotivo, com a expectativa de uma sequência de recuperação pós-pandemia. O mundo todo está em situação parecida e, enquanto algum evento ao redor do globo não causa uma crise de suprimentos, mais e mais fabricantes conseguirão ampliar seu catálogo de produtos.
No mercado nacional, a previsão é que fabricantes generalistas façam sua estreia no mundo dos elétricos — caso da Volkswagen e Hyundai — ou que ampliem sua presença — caso de Renault e Chevrolet. Também haverá estreias importantes em segmentos de caminhonetes, modelos consagrados ganhando muita potência e até novas marcas que produzirão localmente.
Para ajudá-lo na missão de passar vontade por alguns meses, QUATRO RODAS escolheu 15 lançamentos que têm tudo para empolgar de alguma forma quem ama carros. Prepare a lista para o Natal de 2023!
![Volkswagen Polo Track Volkswagen Polo Track](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Volkswagen-Polo-Track.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
15. Volkswagen Polo Track
Após 42 anos de história, o Volkswagen Gol finalmente se aposentou. Nos últimos anos, o Gol ainda performava muito bem, principalmente por conta das vendas diretas a frotistas e locadoras. O gosto do consumidor “pessoa física”, entretanto, já vinha tendendo fortemente para modelos mais recentes, como o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix.
Mas o problema está no colo do Polo Track, que chega em fevereiro para ser o Volkswagen mais barato do Brasil. Em relação ao novo Polo apresentado em outubro, ele abre mão da reestilização dianteira e equipamentos como central multimídia. Mesmo assim, há quatro airbags, controles de tração e estabilidade, hill holder e quatro alto-falantes. O motor é 1.0 aspirado, de 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual.
QUANDO? Fevereiro
QUANTO? R$ 79.990 (confirmado)
![14 Chevrolet Silverado Chevrolet Silverado](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/14-Chevrolet-Silverado.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
14. Chevrolet Silverado
Quando não se vendiam picapes grandes no Brasil, a Ram (terceira colocada do segmento nos EUA) introduziu suas 1500 e 2500 no mercado e fez a festa. Agora, as duas líderes do tipo de veículo mais vendido dos Estados Unidos querem aproveitar a onda.
Segunda colocada, a Chevrolet Silverado deve chegar no final do ano, em versões das mais caras à venda. Além de um bom nível de conforto, a General Motors apostará em motor V8 a gasolina, que pode ser o 5.3 (360 cv/52,8 kgfm) ou o 6.2 (426 cv/63,6 kgfm).
QUANDO? 4º trimestre
QUANTO? Entre R$ 400.000 e R$ 500.000
![Ford F-150 Ford F-150.jpg](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-F-150.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
13. Ford F-150
Assim como a GM, a Ford quer vender uma picape fullsize aqui: a F-150, nada menos que o veículo mais popular de todos os Estados Unidos. Ela também chegará só em versões mais caras; uma delas a Lariat FX4, que une preparo off-road a motor V8 5.0 de 405 cv e bastante conforto. Uma ofensiva que será feita em trio, junto à nova Ranger (ver abaixo) e a nova Maverick híbrida.
QUANDO? “O mais rápido possível”, diz a Ford
QUANTO? Entre R$ 400.000 e R$ 500.000
![12 GWM Haval H6 GWM Haval H6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/12-GWM-Haval-H6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
12. Haval H6
O crescente sucesso da Caoa Chery vêm mostrando que o tempo de marcas chinesas problemáticas está ficando para trás. Na verdade, há potencial até para uma virada de jogo, aproveitando tecnologias de eletrificação exclusivas do país asiático e melhor entendimento do mercado brasileiro.
A Great Wall Motors (GWM) indica ter feito a lição de casa, buscando entender (e consertar) as falhas na relação entre fabricantes chinesas e público local. Em 2024 já fabricará no interior de São Paulo, mas, antes disso, lançará o Haval H6, que terá modificações exclusivas do Brasil e versão com traseira cupê.
O SUV usará um motor a combustão e dois elétricos para gerar 393 cv com tração integral. Um detalhe importante é que, com pouca bateria, o motor 1.5 gera energia elétrica, permitindo condução típica de elétricos a quase todo instante.
QUANDO? 2º trimestre
QUANTO? Cerca de R$ 260.000
![Renault Kangoo E-Tech Renault Kangoo E-Tech](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Renault-Kangoo-E-Tech.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
11. Renault Kangoo E-Tech
A versão furgão do Renault Kangoo já estava confirmada, mas, em visita de QUATRO RODAS ao arquipélago de Fernando de Noronha, a vinda do Kangoo de passageiros também foi anunciada por acaso.
Marcando uma revitalização do segmento, o modelo chegará em variante para cinco pessoas, com motor elétrico de 120 cv e bateria de 45 kWh. É suficiente apenas para 285 km de alcance, mas a tendência é que o modelo seja uma boa pedida para fretes e outras aplicações comerciais, que aproveitarão a economia de energia e de manutenção.
QUANDO? 2º semestre
QUANTO? Acima de R$ 200.000
![Honda CR-V Honda CR-V](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Honda-CR-V.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
10. Honda CR-V
A Honda é outra marca que vem ganhando embalo pós-pandemia. Depois de lançar o novo HR-V, a marca prepara outros dois SUVs para o Brasil no ano que vem. Um deles é SUV do Civic, o ZR-V, que roubou o posto tradicionalmente ocupado pelo CR-V.
Mas não se perca na sopa de letrinhas: o novo Honda CR-V também chegará ao Brasil, com destaque ao conjunto híbrido e:HEV de 207 cv e 34,2 kgfm que é o mais potente já usado pelo modelo. Além disso, a nova geração do CR-V conta com estilo refrescado e mais tecnologia.
QUANDO? 2023
QUANTO? Acima de R$ 300.000
![Fiat Strada Fiat Strada](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Fiat-Strada.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
9. Fiat Strada Turbo
Revelada por QUATRO RODAS, a Fiat Strada turbo trará o motor 1.0 mais potente do Brasil, estreado pelo Fiat Pulse. Com 130 cv e 20,4 kgfm, o propulsor deve transformar para melhor a dinâmica da picapinha, notória pelo baixo peso.
Com transmissão CVT, será possível aliar desempenho empolgante com bom consumo — somando isso à capacidade de carga elevada da Strada. Obviamente, a nova versão tende a ser o topo de linha da Strada.
QUANDO? 1º semestre
QUANTO? A partir de R$ 120.000
![Kia EV6 Kia EV6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Kia-EV6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
8. Kia EV6
Kia EV6 e Hyundai Ioniq 5 foram dois dos modelos mais premiados e elogiados pela imprensa estrangeira ao longo de 2022. A dupla deve muito à plataforma modular e-GMP, que será base dos novos elétricos de ambas as marcas daqui em diante.
A tecnologia sul-coreana promete equilibrar performance, autonomia, tempo de recarga e boa dinâmica veicular em preços mais baratos que a concorrência. No caso do Kia EV6, será interessante acompanhar o desempenho de um modelo de 228 cv e 522 km de autonomia que, lá fora, concorre com o Tesla Model Y, mais vendido da norte-americana.
QUANDO? Agosto ou setembro
QUANTO? A partir de R$ 400.000
![Ford Mustang Mach-E Ford Mustang Mach-E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Mustang-Mach-E.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
7. Ford Mustang Mach-E
A Ford não se importa de polemizar, deixando isso bem claro no Mustang Mach-E. A ideia de aproveitar o nome de um dos maiores esportivos da história em um SUV cupê elétrico e minimalista foi demais até para alguns fãs da Azul Oval. Mas o Mach-E está aí, e sua chegada ao Brasil deve ser feita de maneira honrosa.
Caso lance a mesma versão flagrada em testes no país, o Mustang elétrico será vendido com configuração bimotor de 487 cv e 87,7 kgfm. E pense bem antes de falar que ele não é esportivo: seu tempo de 0 a 100 km/h é cerca de 1 s menor que o marcado pelo Mustang Mach 1, V8, em nosso teste.
QUANDO? 2023
QUANTO? Acima de R$ 450.000
![Volkswagen ID.4 Volkswagen ID.4](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Volkswagen-ID.4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
6. Volkswagen ID.4
Mesmo sem vender sequer um híbrido no Brasil, a Volkswagen está revolucionando sua gama no exterior, apostando muito alto na família de elétricos ID. Eles incluem até uma versão futurista da Kombi corujinha, e o primeiro modelo que devemos ver nas ruas é o ID.4.
O SUV médio traz o novo racional de design da Volks, com forte apelo ecológico, minimalista e discreto. Também deve oferecer conjunto com tração traseira, 204 cv, 31,5 kgfm e mais de 500 km de autonomia. Além disso, será o Volkswagen mais caro à venda no mercado nacional.
QUANDO? 2023
QUANTO? Acima de R$ 300.000
![Jeep Commander Jeep Commander](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Jeep-Commander.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
5. Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina
Enquanto o novo Jeep Renegade esbanja os 185 cv e 27,5 kgfm do motor 1.3 turbo, esse já é muito pouco para o Jeep Commander, avaliaram fontes internas. A solução da Stellantis é dar ao modelo de sete lugares o motor 2.0 da família GME, com mais de 260 cv e 40 kgfm.
O propulsor estreará na nova picape média da Ram (veja abaixo), mas também será utilizado para que o Commander não fique para trás na concorrência com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, por exemplo. Motor para isso, ele terá.
QUANDO? 2º semestre
QUANTO? Acima de R$ 270.000
![Ford Ranger Ford Ranger](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ford-Ranger.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
4. Ford Ranger
Só Maverick e F-150 não pagam as contas: a Ford aposta na nova Ranger para voltar aos braços do povo brasileiro. Com qualidade reconhecida por QUATRO RODAS no Melhor Compra, a picape média mudou de geração, com a expectativa de que esteja ainda melhor.
A mudança visual é grande, com estética bem alinhada às outras picapes da Ford. Fabricada na Argentina, a Ranger trará novos motores, que provavelmente serão 2.0 turbo a diesel, com até 213 cv e 50,9 kgfm.
QUANDO? 1º semestre
QUANTO? Acima de R$ 200.00
![Ram 1200 Ram 1200](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Ram-1200.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
3. Ram 1200
O único modelo da lista que sequer foi confirmado oficialmente, a nova caminhonete feita no Brasil é um cruzamento de vontades antigas e ocasião favorável. O sonho da Fiat em ter sua picape média será atendido pela Ram; uma ideia que busca aproveitar a percepção de mais prestígio oferecida pela fabricante da 1500.
O design também virá das irmãs maiores, de modo que a provável Ram 1200 seja quase uma mini-1500 em termos estéticos. Mesmo assim, sua base é a plataforma da Fiat Toro, que será ampliada e aperfeiçoada de modo parecido com o feito entre Compass e Commander.
O motor a gasolina será o 2.0 turbo, com mais de 260 cv e 40 kgfm, tração 4×4 e câmbio de nove velocidades. Também haverá versão turbodiesel, provavelmente estreando o motor 2.2 que será o principal do tipo no Brasil daqui em diante.
Por fim, será uma oportunidade interessante de ver como se sai uma picape média monobloco — um dos frutos do avanço tecnológico da indústria nos últimos anos.
QUANDO? 2º semestre
QUANTO? Acima de R$ 200.000
![Honda Civic Honda Civic](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Honda-Civic.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
2. Honda Civic
De acordo com nossa pesquisa d’Os Eleitos, para ter um casamento feliz, arrume um Honda Civic. Mas nem o amor declarado pelos donos impediu o divórcio do sedã, que não estava vendendo tão bem e deixou de ser feito aqui em outubro.
Uma nova fase nessa relação começará no ano que vem, quando o modelo virá importado dos Estados Unidos, em versão híbrida. Apesar de trazer mecânica das mais avançadas, que promete fazer mais de 21 km/l, o carro é fiel à estética. São atualizações comedidas e até mais tradicionais no estilo que a versão que será descontinuada.
![2022 Honda Civic e:HEV 2022 Honda Civic e:HEV](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/371332_2022_Honda_Civic_e_HEV-e1661900760350.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ao mesmo tempo, será vendido aqui o Civic Type R, altamente esportivo e fabricado exclusivamente no Japão, onde bateu o recorde de volta no circuito de Suzuka entre carros com tração dianteira. O Type R tem motor 2.0 turbo de 319 cv e 42,9 kgfm. A rigidez torcional do carro foi aumentada, assim como a largura dos pneus; a suspensão está mais baixa e há saída quádrupla do escape.
Será a oportunidade mais radical de desfrutar um Civic. Com direito a câmbio manual e ao elegante interior em vermelho, cujo tecido de alto atrito é feito para segurar os ocupantes em curvas velozes.
QUANDO? 1º trimestre (Civic e:HEV)
QUANTO? Cerca de R$ 200.000 (Civic e:HEV); acima de R$ 300.000 (Civic Type R)
![Toyota GR Corolla Toyota GR Corolla](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Toyota-GR-Corolla.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
1. Toyota GR Corolla
“É como se seu tio chegasse cheio de tatuagens em casa”, foi como um leitor de QUATRO RODAS definiu o Toyota GR Corolla em sua apresentação. Esqueça todas as piadas de que é um carro de tiozão, pois o Corolla esportivo, na verdade, vem do rali.
![Toyota GR Corolla (7) Toyota GR Corolla](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Baseado na conversão do Yaris de rali para as ruas, o GR Corolla usa uma versão melhorada do motor 1.6 turbo, que agora atinge incríveis 304 cv e 37,4 kgfm. Com carroceria hatch, o esportivo utiliza teto em fibra de carbono para economizar peso e, claro, vem com câmbio manual.
![Toyota GR Corolla (10) Quadro de instrumentos digital tem layout feito por pilotos de corrida](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Toyota-GR-Corolla-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há uso de diferenciais da Torsen para criar um sistema de tração integral que pode fazer o modelo variar quase totalmente de tração traseira para dianteira (e vice-versa) em questão de segundos. Mais largo e estável, o GR Corolla é um carro de competições que será vendido com o mínimo necessário para o mundo real.
QUANDO? 2º semestre
QUANTO? Acima de R$ 300.000