Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os Eleitos 2015: hatches de entrada

Os Eleitos 2015: hatches de entrada

Por Zeca Chaves
Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 9 out 2015, 15h06
geral

1°: Toyota Etios Hatch e Volkswagen Up! = 98,0

É a primeira vez que vemos dois campeões empatados nesta categoria. Etios e Up! faturaram o título compartilhando opiniões muito parecidas em alguns aspectos e bem diferentes em outros. Em consumo de combustível urbano e rodoviário, por exemplo, ambos colecionaram elogios e ficaram longe da média do grupo. Ao volante, eles também agradam igualmente – surpreenderam em rapidez de arranque, facilidade de ultrapassagem e estabilidade nas curvas. E suas peças também se mostraram mais baratas que a padrão dos concorrentes.

Em alguns pontos, no entanto, eles divergiram bastante. O Up! é excepcional em tamanho da rede (106,2), o melhor dos hatches, enquanto o Etios ficou pior que a maioria (97,3). Por outro lado, o modelo da Toyota é o campeão do segmento em espaço interno (102), enquanto o Volkswagen decepciona (96,3). No design, o Up! fez bonito (100,9) e o Etios passou vergonha (95,8), o mais criticado da turma. No final, não importam as razões, os dois ergueram a taça de hatch de entrada mais amado por seus proprietários.

hatches-entrada-toyota-etios-hatch.jpeg

Continua após a publicidade

“Carro macio, muito econômico e com revisões baratas. Recomendo o Etios a qualquer um” – Kelle Cilene Uchôa Freitas Sarmento, 41 anos, Teresina (PI).

hatches-entrada-vw-up.jpeg

“O Up! é muito econômico, mas o principal é seu tamanho, que cria uma imensa facilidade para estacionar em qualquer local.” – Vilma Maria Lima de Araujo, 71 anos, Maceió (AL).

3°: Hyundai HB20 = 96,8

Assim como ocorreu com sua versão sedã, o HB20 perdeu o título de campeão que tinha conquistado em 2014. Mais do que isso: a pontuação despencou de 100,4 para 96,8. Ele manteve as excelentes notas de design (102) ou do projeto moderno (101,1), mas começaram a aparecer insatisfações, como consumo urbano (85,5), o pior entre os hatches de entrada, ou o valor do seguro (86).

4°: Chevrolet Onix e Nissan March = 95,4

Quando você lê com atenção os questionários respondidos pelos compradores de Onix, percebe que,

na média, ele fica no meio termo entre o céu e o inferno. Ele foi o melhor da categoria apenas em

Continua após a publicidade

preço de revenda (97,5 contra 94,3 da média), mas também foi o pior consumo rodoviário (91,8 x 95,3). Já o hatch japonês tem caído a cada vez que dá as caras aqui na pesquisa. Ele estreou em 2012 e foi campeão com certa folga. Depois desceu para segundo do grupo. No ano passado, as vendas caíram e ele não se classificou. Agora ele volta a integrar Os Eleitos e continua caindo: tornou-se o quarto. Culpa do nível de ruído (86,8) e preço das peças (88,8). Mas compensou com o total de equipamentos (98,2).

6°: Fiat Uno e Fiat Palio = 95,1

Projetos destinados ao mesmo público e produzidos pela mesma marca, não podia dar outra: Uno e Palio ficaram tão próximos que até empataram na pontuação. Mas qualidades e defeitos do Palio são diferentes: seu público está descontente com a modernidade do projeto (89,5) e a confiabilidade do fabricante, a pior de todos da classe. Curiosamente o Uno foi o único modelo de toda a pesquisa que conseguiu cravar exatamente a mesma pontuação do ano anterior. Foi tão regular que repetiu até a sexta posição do grupo. Também não foi muito diferente nas críticas recebidas, que desta vez foram direcionadas mais a preço das peças (86,2), seguro (88,7), nível de ruído (87,6) e estabilidade nas curvas (89,5).

8º: Volkswagen Gol = 94,7

Tradicionalmente, o último colocado entre os hatches compactos também estaciona na rabeira do ranking geral. Não foi o que aconteceu com o Gol, que ficou em 28o lugar do geral de um total de 36 modelos. Mas está longe de ser bom: em oito itens ele foi o pior de todos. Foi o exemplo de seguro (82,3), preço de peças (83,2), nível de ruído (86,5), porta-malas (88,2) ou acabamento interno (89,6).

LEIA MAIS:

– Os Eleitos 2015: a voz das ruas

Continua após a publicidade

– O grande campeão

– Hatches compactos premium

– Hatches médios e Minivans

– Sedãs compactos

Continua após a publicidade

– Sedãs médios

– Picapes leves e Picapes médias

– SUVs e peruas

– Assistência técnica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.