1°: Toyota Etios Hatch e Volkswagen Up! = 98,0
É a primeira vez que vemos dois campeões empatados nesta categoria. Etios e Up! faturaram o título compartilhando opiniões muito parecidas em alguns aspectos e bem diferentes em outros. Em consumo de combustível urbano e rodoviário, por exemplo, ambos colecionaram elogios e ficaram longe da média do grupo. Ao volante, eles também agradam igualmente – surpreenderam em rapidez de arranque, facilidade de ultrapassagem e estabilidade nas curvas. E suas peças também se mostraram mais baratas que a padrão dos concorrentes.
Em alguns pontos, no entanto, eles divergiram bastante. O Up! é excepcional em tamanho da rede (106,2), o melhor dos hatches, enquanto o Etios ficou pior que a maioria (97,3). Por outro lado, o modelo da Toyota é o campeão do segmento em espaço interno (102), enquanto o Volkswagen decepciona (96,3). No design, o Up! fez bonito (100,9) e o Etios passou vergonha (95,8), o mais criticado da turma. No final, não importam as razões, os dois ergueram a taça de hatch de entrada mais amado por seus proprietários.
“Carro macio, muito econômico e com revisões baratas. Recomendo o Etios a qualquer um” – Kelle Cilene Uchôa Freitas Sarmento, 41 anos, Teresina (PI).
“O Up! é muito econômico, mas o principal é seu tamanho, que cria uma imensa facilidade para estacionar em qualquer local.” – Vilma Maria Lima de Araujo, 71 anos, Maceió (AL).
3°: Hyundai HB20 = 96,8
Assim como ocorreu com sua versão sedã, o HB20 perdeu o título de campeão que tinha conquistado em 2014. Mais do que isso: a pontuação despencou de 100,4 para 96,8. Ele manteve as excelentes notas de design (102) ou do projeto moderno (101,1), mas começaram a aparecer insatisfações, como consumo urbano (85,5), o pior entre os hatches de entrada, ou o valor do seguro (86).
4°: Chevrolet Onix e Nissan March = 95,4
Quando você lê com atenção os questionários respondidos pelos compradores de Onix, percebe que,
na média, ele fica no meio termo entre o céu e o inferno. Ele foi o melhor da categoria apenas em
preço de revenda (97,5 contra 94,3 da média), mas também foi o pior consumo rodoviário (91,8 x 95,3). Já o hatch japonês tem caído a cada vez que dá as caras aqui na pesquisa. Ele estreou em 2012 e foi campeão com certa folga. Depois desceu para segundo do grupo. No ano passado, as vendas caíram e ele não se classificou. Agora ele volta a integrar Os Eleitos e continua caindo: tornou-se o quarto. Culpa do nível de ruído (86,8) e preço das peças (88,8). Mas compensou com o total de equipamentos (98,2).
6°: Fiat Uno e Fiat Palio = 95,1
Projetos destinados ao mesmo público e produzidos pela mesma marca, não podia dar outra: Uno e Palio ficaram tão próximos que até empataram na pontuação. Mas qualidades e defeitos do Palio são diferentes: seu público está descontente com a modernidade do projeto (89,5) e a confiabilidade do fabricante, a pior de todos da classe. Curiosamente o Uno foi o único modelo de toda a pesquisa que conseguiu cravar exatamente a mesma pontuação do ano anterior. Foi tão regular que repetiu até a sexta posição do grupo. Também não foi muito diferente nas críticas recebidas, que desta vez foram direcionadas mais a preço das peças (86,2), seguro (88,7), nível de ruído (87,6) e estabilidade nas curvas (89,5).
8º: Volkswagen Gol = 94,7
Tradicionalmente, o último colocado entre os hatches compactos também estaciona na rabeira do ranking geral. Não foi o que aconteceu com o Gol, que ficou em 28o lugar do geral de um total de 36 modelos. Mas está longe de ser bom: em oito itens ele foi o pior de todos. Foi o exemplo de seguro (82,3), preço de peças (83,2), nível de ruído (86,5), porta-malas (88,2) ou acabamento interno (89,6).
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