Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os Eleitos 2017: Toyota tem a assistência técnica melhor avaliada

Toyota vence pela terceira vez em 17 anos. Volskswagen amarga a última posição

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 Maio 2019, 10h17 - Publicado em 8 dez 2017, 13h40
Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica  (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade
Toyota – assistência técnica
Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica (Reprodução/Internet)

A vitória da Toyota foi esmagadora na pesquisa Os Eleitos 2017. A marca venceu sete dos nove critérios avaliados e teve a segunda melhor nota nos dois quesitos restantes, perdendo para Hyundai e Nissan no preço da mão de obra (único quesito no qual a Toyota ficou abaixo dos 90 pontos) e Honda na qualidade do atendimento.

Mesmo assim, o terceiro título da fabricante japonesa veio com uma pequena vantagem de 1,2 ponto para a Honda (94,7 x 93,5), ainda soberana, com 11 conquistas em 17 edições.

Vencedora inédita e surpreendente em 2016, a Hyundai fechou o pódio com uma média de 91,5. Na ponta de baixo, a VW caiu do 9º lugar de 2016 para a última posição. A Jeep foi quem mais evoluiu: passou da 11ª posição no ano passado para a 6ª em 2017.

Continua após a publicidade

No geral, a satisfação dos clientes com as redes foi inferior à obtida em anos anteriores: em 2015, a Toyota venceu com nota 97,8, enquanto em 2016 a Hyundai faturou com 98,4 pontos. Pode ser um indício de que o serviço piorou – ou, mais provável, que o nível de exigência dos clientes aumentou.

Ranking das fabricantes na opinião dos proprietários:

Toyota 94,7
Honda 93,5
Hyundai 91,5
Nissan 90,9
Chevrolet 90,6
Jeep 89,8
Fiat 86,9
Renault 86,6
Peugeot 85,9
10° Ford 85,8
11° Volkswagen 85,4

Os nove itens que formam a nota da assistência técnica:

  • Disponibilidade de peças
  • Prazo de realização do serviço
  • Preço da mão de obra
  • Assistência no pós-venda
  • Qualidade de atendimento
  • Pontualidade
  • Transparência
  • Relação custo-benefício na rede
  • Qualidade do trabalho executado

Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:


Como se mede a felicidade do dono

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Entenda como funciona:

Satisfação / Importância = Índice de satisfação

  • índice acima de 100: o carro / a marca superou as expectativas
  • índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
  • índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
  • índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.