Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Os Eleitos 2017: Toyota tem a assistência técnica melhor avaliada

Toyota vence pela terceira vez em 17 anos. Volskswagen amarga a última posição

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2017, 13h40 • Atualizado em 8 Maio 2019, 10h17
Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica  (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade
  • Toyota – assistência técnica
    Toyota é a melhor no ranking de assistência técnica (Reprodução/Internet)

    A vitória da Toyota foi esmagadora na pesquisa Os Eleitos 2017. A marca venceu sete dos nove critérios avaliados e teve a segunda melhor nota nos dois quesitos restantes, perdendo para Hyundai e Nissan no preço da mão de obra (único quesito no qual a Toyota ficou abaixo dos 90 pontos) e Honda na qualidade do atendimento.

    Mesmo assim, o terceiro título da fabricante japonesa veio com uma pequena vantagem de 1,2 ponto para a Honda (94,7 x 93,5), ainda soberana, com 11 conquistas em 17 edições.

    Vencedora inédita e surpreendente em 2016, a Hyundai fechou o pódio com uma média de 91,5. Na ponta de baixo, a VW caiu do 9º lugar de 2016 para a última posição. A Jeep foi quem mais evoluiu: passou da 11ª posição no ano passado para a 6ª em 2017.

    No geral, a satisfação dos clientes com as redes foi inferior à obtida em anos anteriores: em 2015, a Toyota venceu com nota 97,8, enquanto em 2016 a Hyundai faturou com 98,4 pontos. Pode ser um indício de que o serviço piorou – ou, mais provável, que o nível de exigência dos clientes aumentou.

    Continua após a publicidade

    Ranking das fabricantes na opinião dos proprietários:

    Toyota 94,7
    Honda 93,5
    Hyundai 91,5
    Nissan 90,9
    Chevrolet 90,6
    Jeep 89,8
    Fiat 86,9
    Renault 86,6
    Peugeot 85,9
    10° Ford 85,8
    11° Volkswagen 85,4

    Os nove itens que formam a nota da assistência técnica:

    • Disponibilidade de peças
    • Prazo de realização do serviço
    • Preço da mão de obra
    • Assistência no pós-venda
    • Qualidade de atendimento
    • Pontualidade
    • Transparência
    • Relação custo-benefício na rede
    • Qualidade do trabalho executado

    Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:


    Como se mede a felicidade do dono

    Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra. Entenda como funciona:

    Continua após a publicidade

    Satisfação / Importância = Índice de satisfação

    • índice acima de 100: o carro / a marca superou as expectativas
    • índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
    • índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
    • índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.