1º Ford Ka: 96,8
Esta conquista marca o retorno do Ka ao topo da categoria após mais de uma década sem levantar o caneco – a última vez havia sido em 2008.
É bom lembrar que ele também contou com a sorte, pois não enfrentou o VW Up!: o campeão de 2018 ficou de fora da disputa porque não foi um dos 45 modelos mais vendidos do mercado, critério para participar da pesquisa.
Assim, o Ka fez a festa, graças à ótima avaliação em design (106,2), espaço interno (104,4), rapidez de arranque e preço de revenda (99,3).
Os defeitos são escassos e geralmente estão só um pouco abaixo da média do grupo, como em preço de compra (88,4), porta-malas (94,3) e confiança na marca (92,3).
Pontuação no anterior: 93,9
Os elogios:
- Design
- Espaço interno
- Rapidez de arranque
As críticas:
- Preço de compra
- Porta-malas
- Confiança na marca
“É um veículo muito prazeroso de dirigir. Estou bastante satisfeita com a compra!” Nathalia Pinheiro de Castro Lopes, Fortaleza (CE)
2º Toyota Etios: 96,5
O Etios é uma contradição ambulante. Ao mesmo tempo que fica à frente de todos os rivais em cinco atributos dos 23 pesquisados, perdeu para todos em quatro itens.
Assim, mandou muito bem em rapidez de arranque (104,5), estabilidade ( 97,4) e facilidade de ultrapassagem (96,8), mas decepcionou em porta-malas (90,5), equipamentos (91,8) e modernidade do projeto (92,6).
Pontuação no anterior: 95,5
3º Hyundai HB20: 94,9
Ainda bem que o HB20 está mudando, pois o projeto atual já não cativa mais como antes.
Com uma avaliação tão morna, não ameaçou os líderes nem chegou perto dos lanternas. Entre os pontos fortes, estão design (103), acesso aos comandos (102,2)
e tamanho da rede (100,3).
Entre os negativos, consumo urbano (83,5), seguro (84,5), preço das peças (86,9).
Pontuação no anterior: 91,6
4º Renault Kwid: 92,7
Recém-lançado, o Kwid estreou aqui em 2018 e faturou o segundo lugar.
Mas bastou um ano de mercado para a alegria virar decepção: foi o penúltimo entre os 34 carros da geral.
Ele é um carro de altos e baixos: foi o melhor do grupo em design (109,4), porta-malas (102,4) e projeto moderno (99,6), mas foi o pior em ruído (74), resistência
das peças (75,5) e estabilidade (90,9).
Pontuação no anterior: 95,8
5º Chevrolet Onix: 92,2
Se a situação do Kwid não é boa, imagine a do Onix, que conseguiu ficar na lanterna da classificação total.
Foi uma enxurrada de reclamações: consumo urbano (82,8), custo das peças (82,9), nível de ruído (83,7), preço de compra (85,6), entre tantos outros.
Pelo menos, numa coisa ele foi muito bem. Aliás, o melhor entre todos os hatches: tamanho da rede (102,1).
Pontuação no anterior: 91,9