Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Os minicarros tão (ou mais) legais que os automóveis reais

Fiéis aos modelos originais, os minicarros tornam reais sonhos de infância e custam entre 13 500 e 25 000 reais

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2017, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mini hot road pode ser encomendado por R$ 25.000
    O mini hot road pode ser encomendado por R$ 25.000 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Enquanto os videogames evoluem a cada geração e disputam a pole position do realismo virtual ao volante, eis que ressurge um movimento que traz de volta aquele que foi o sonho de dez entre dez garotos vidrados em carro. São os produtores de minicarros, inspirados nos automóveis de verdade.

    Nos anos 60, dirigir um brinquedo a gasolina, com luzes, buzina e até rádio, era coisa para poucos. Até existiam ainda algumas pistas em que se podia alugar um deles para umas poucas voltas, mas mesmo isso era caro.

    O minicarro, depois de um tempo de esquecimento, ressurge, ainda que timidamente. As restrições impostas ao seu uso – eles não podem circular em vias públicas – ajudaram a relegá-los a meras lembranças para os mais velhos.

    No entanto, de alguns anos para cá começaram a ressurgir modelos como Ford 1931, MP Lafer, Corvette, Fusca e até hot rods, com motores mais potentes e modificações estéticas. Feitos de modo artesanal, são alguns dos exemplares disponíveis para quem acha mais graça na vibração do motorzinho real que na simulação virtual.

    E não são apenas as crianças que curtem a nova (velha) mania. “A sensação é viciante: você se sente desprotegido como se estivesse em uma moto e entra completamente na frequência do motor”, afirma David Padrão, 33 anos, colecionador e também restaurador de minicarros.

    “A desculpa é comprar para o filho ou sobrinho, mas na realidade quem brinca são os adultos,” diz Marcelo Soares, proprietário da empresa Hot Kids, especializada na produção de hot rods em miniatura.

    Continua após a publicidade

    “Fiquei três anos desenvolvendo um motor ideal”, diz Soares, fabricante do Mini Hot Road, um Fordinho 1931 com motor de 400 cm³, câmbio CVT, tração nas rodas traseiras e sistema hidráulico de freios a disco. Os bancos são de couro e a pintura, segundo o fabricante, usa a mesma tinta utilizada pela Porsche.

    Motor do Mini Hot Road tem 13 cv e câmbio CVT
    Motor do Mini Hot Road tem 13 cv e câmbio CVT (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Se o motor de respeitáveis 13 cv não consegue reproduzir o timbre de um V8 que equipa um autêntico hot, ele promete não decepcionar o motorista, não importa seu tamanho. “A ideia é que a sensação de dirigir o minicarro se aproxime ao máximo do Ford 1931 modificado, por isso optei por amortecedores que privilegiem mais a esportividade”, diz Soares.

    Uma miniatura do jipe Willys M38 1951, construída pelo curitibano Fernando Sgrillo em sua oficina improvisada na garagem, foi um presente para o neto, no ano de 2004. O interesse despertado pelo jipinho nos locais por onde rodava fez com que Pablo Sgrillo, filho de Fernando, tivesse a ideia de produzir os veículos para comercialização.

    Hoje os carrinhos na escala 2:3 são exportados para Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e África do Sul. A linha completa das réplicas brasileiras conta com nove modelos. Têm carroceria de fibra de vidro, pneus criados especialmente para eles e motor de 6,5 cv, importado da China.

    Continua após a publicidade

    A miniatura do Chevrolet Corvette 1956, vencedor das 12 Horas de Sebring, é um dos modelos de maior sucesso. O esportivo custa 24.900 reais. O preço é alto, mas o nível de detalhamento e acabamento também. Na lateral, o detalhe conhecido como “dente branco” imita o de verdade, feito para refrigerar as rodas dianteiras.

    Mini-Corvette de Ponce conta com volante de fibra de carbono e interior cromado
    Mini-Corvette tem preço de carro de verdade: quase R$ 25 mil (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    Os cromados no interior reforçam a marca registrada dos carros da época e até a cauda de arraia foi reproduzida. Segundo o fabricante, o desempenho reproduz o comportamento do esportivo real. A potência de 6,9 cv e o torque de 0,71 mkgf conferem a ele a velocidade de até 60 km/h, apesar dos 195 kg do minibólido. A suspensão tem três níveis de regulagem, que a tornam mais macia ou rígida, privilegiando a condução esportiva ou confortável.

    Dispositivos de segurança como controle de desligamento do motor a distância e pedal de freio adicional para passageiro são opcionais. Apesar de destinados ao público infantil, os carrinhos comportam adultos de até 1,80 metro. O antigomobilista Luiz Ponce adquiriu a réplica do Corvette para uso próprio.

    “Comprei para meu filho, mas, como ele só tem 3 anos, eu vou brincando até ele ter idade suficiente para se interessar”, diz Ponce, que tem 16 carros antigos e pretende aumentar a coleção de pequenos clássicos. “Comprei até uma Kombi 1970 só para transportar o mini-Corvette e os próximos que virão”, diz ele.

    Continua após a publicidade

    Mais novata no mercado, a paranaense Minicarros Clássicos também se especializou em réplicas de antigos. “Tenho preferência pelo MP Lafer e resolvi reproduzi-lo para presentear minha filha de 14 anos”, diz o proprietário Durval Magosso, que decidiu fazer do hobby um negócio e criou também uma réplica do Ford 1932. “A ideia foi construir um hot rod, com chamas na pintura e alteração do aro do pneu”, diz Magosso.

    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m
    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    O pequeno hot, com motor de 125 cm³, freio a disco, partida elétrica e câmbio de quatro marchas, seduziu o paulistano Ricardo Janotti, que, além de comprar um exemplar, resolveu representar a marca em São Paulo. Para rodar com o Fordinho, é necessário desembolsar R$ 16.600. Já o MP Lafer, que tem mais detalhes no exterior e interior, custa R$ 22.000.

    O Fusca, modelo mais carismático entre os nacionais, também foi homenageado. Mauro Mendez, dono da KM Motors, começou a fabricar miniaturas em 2005. O preço varia de R$ 13.000 a R$ 14.000.

    De pai para filha

    Nem todas as crianças têm a sorte de Luiza Prado, de 9 anos: a cada aniversário ela ganha um minicarro de presente, adaptado ao seu tamanho e construído pelo próprio pai. “Desde que Luiza nasceu, me empenho para que ela tenha acesso aos carrinhos que pude pilotar”, diz Ronaldo Prado.

    Continua após a publicidade

    Profissional do ramo automobilístico, ele produz os carrinhos usando técnicas semelhantes às utilizadas para a concepção de protótipos. Luiza já tem oito minicarros – o nono, um Ford Mustang 1966, está em produção. Entre eles, réplicas do Ford 1931 elétrico, do MP Lafer, da Ferrari GTO 250 e do Marco GTO. Difícil é dizer quem gosta mais dos carrinhos, se o pai ou a filha…

    Os queridinhos do papai

    Com preços entre R$ 13.500 e R$ 25.000, os minicarros já contam com dezenas de modelos. Entre os preferidos, estilos variados. Tem para todos os gostos: esportivos, clássicos, aventureiros e até populares. As réplicas têm em comum a produção artesanal em fibra de vidro, que confere a mesma aparência dos carros reais e reduz o peso. Os carrinhos têm uso restrito nas vias públicas, mas podem circular em condomínios e parques. Sob encomenda, a entrega leva de 30 a 90 dias.

    Mini Hot Road

    MINICARROS

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 13 cv a 3 800 rpm, 2,70 mkgf a 2 500 rpm
    Câmbio: automático, CVT, tração traseira

    Continua após a publicidade

    Dimensões: comprimento, 290 cm; largura, 140 cm; altura, 100 cm; entre-eixos, 210 cm; peso, 230 kg
    Preço: R$ 25.000
    Site: hotkids.com.br

     

    Corvette 1956 “Vette Sebring”

    O Corvette

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 280 cm; largura, 120 cm; altura, 106 cm; entre-eixos, 173 cm; peso, 195 kg
    Preço: R$ 24.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    MP Lafer

    MiniCarros
    (Divulgação/Mini carros clássicos)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,9 cv a 7 500 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 275 cm; largura, 110 cm; altura, 92 cm; entre-eixos, 165 cm; peso, 220 kg
    Preço: R$ 22.000
    Site: minicarrosclassicos.com.br ou facebook.com.br/minicarrosclassicos

     

    Mini-Fusca

    MiniCarros

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: manual, 1 marcha, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 223 cm; largura, 102 cm; altura, 98 cm; entre-eixos, n/d; peso, 160 kg
    Preço: R$ 13.500
    Tel: (43) 3258-7661

     

    Jeep MB 1942

    MiniCarros
    (Divulgação/Junior réplicas)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 235 cm; largura, 100 cm; altura, 105 cm; entre-eixos, 144 cm; peso, 160 kg
    Preço: R$ 17.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    Corvette 1956

    MiniCarros
    (Divulgação/Junior réplicas)

    Motor: traseiro, transversal, um cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm, 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 280 cm; largura, 120 cm; altura, 106 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 195 kg
    Preço: R$ 24.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    Ford 1932

    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m
    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,9 cv a 7 500 rpm, 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiautomático, 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 264 cm; largura, 126 cm; altura, 94 cm; entre-eixos, 170 cm; peso, 220 kg
    Preço: R$ 16.600

    Site: minicarrosclassicos.com.br ou facebook.com.br/minicarrosclassicos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.