Era sabido que a Rio-Santos seria a primeira rodovia federal com pedágios sem cancela, conhecidos como Free Flow. E nesta sexta-feira (31) a cobrança do pedágio eletrônico começa oficialmente. A tarifa praticada é de R$ 4,10 para os carros de passeio nos três pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
A cobrança, autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ocorre após a conclusão dos serviços iniciais pela concessionária CCR RioSP.
Para os veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, conforme prevê o contrato de concessão, a tarifa terá valores diferenciados para as duas categorias, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira. O valor cobrado será de R$ 6,80.
Como funciona o pedágio Free Flow
O pagamento ocorre de duas maneiras: por meio da leitura de uma TAG (etiqueta eletrônica) ou pela leitura da placa.
No primeiro caso, da TAG, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora, com o benefício do desconto progressivo previsto em contrato de concessão que varia entre 5% e 70% – o abatimento maior pode ser conquistado por veículos que fizerem passagens frequentes.
Já para o motorista que não tem uma TAG instalada, o pagamento da tarifa poderá ser feito em portal web da concessionária, app da CCR – CCR RioSP ou WhatsApp (11) 2795-2238 em até 15 dias corridos.
O não pagamento da tarifa após a passagem pelo pórtico, está sujeito a multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro), além de multa e encargos moratórios pelo atraso.
Sem Parar “de verdade”
Um levantamento da Sem Parar Empresas, líder em meios de pagamentos automáticos no Brasil, mostra que um caminhão pode economizar cerca de 800 ml de diesel, o equivalente a R$ 5,00, ao passar por um pórtico Free Flow, considerando que não é necessário fazer paradas nem reduzir a velocidade, seguindo apenas o limite da via, de 80 km/h.
Há ainda uma economia relacionada ao desgaste menor das peças do veículo, uma vez que não é necessário usar o freio, nem fazer a troca de marchas para alcançar novamente a velocidade permitida pela rodovia.
E mesmo os usuários eventuais e com carros particulares usufruem de benefícios imediatos, pois sem pedágios físicos há redução no tempo de viagem e não há necessidade de reduzir a velocidade para a passagem reduzindo o consumo de combustível.