Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Pelo mundo: o que os gringos acharam do novo SUV da Fiat?

Todos citaram as semelhanças com o Argo e alguns lamentaram que não têm chances de receberem o Progetto 363

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 Maio 2021, 18h10
Visão traseira do novo Fiat Progetto 363
Visão traseira do novo Fiat Progetto 363 (Divulgação/Fiat)

É muito improvável que alguém tenha passado a última terça-feira (4) sem ver ao menos uma foto do inédito SUV da Fiat na internet. Revelado na final do BBB21, o carro chamado provisoriamente de Progetto 363 finalmente apareceu após anos de suspense. Porém, ele não despertou a atenção apenas dos brasileiros, mas também de entusiastas do mundo todo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Em todas as publicações gringas a comparação do 363 com o Argo foi inevitável, apesar de a marca já ter esclarecido que o modelo será produzido sobre uma plataforma diferente nova, batizada de MLA. Outro destaque foi para a não divulgação do nome oficial, que será escolhido por votação popular. Separamos alguns comentários de sites internacionais sobre o SUV.

Para os russos da revistaAutoreview“, o SUV foi desenvolvido “com pouco sangue” (ou seja, sem muito esforço) por usar o Argo como base – apesar de a versão oficial da Fiat desmentir essa afirmação.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, a publicação diz que o modelo terá “muito mais diferenças” em relação ao hatch do que a versão aventureira Trekking. Eles também dizem que o 363 usará o motor 1.3 turbo da Stellantis, o que é improvável. Ele deverá usar o 1.3 aspirado do Argo e o novo 1.0 turbo – que será o mais potente do Brasil.

Fiat Progetto 363
O novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363 (Divulgação/Fiat)

Entre os comentários, há leitores que lamentam. “É uma pena que a Fiat não venha mais para a Rússia”, disse um deles, já que a marca só vende modelos comerciais por lá. Um outro leitor disse que o 363 seria “boa alternativa ao Hyundai Creta”, sem entender que se trata de um segmento inferior.

Continua após a publicidade

Os indianos também não têm chances de ver a novidade por lá, conforme lembrou os colegas do “Indian Autos Blog“. A então FCA, hoje Stellantis, encerrou as atividades da Fiat na índia e deixou apenas as operações da Jeep.

A publicação elogia o desenho do Pulse/Domo/Tuo (ele poderá receber um dos três nomes), mas dispensa as duas saídas de escape falsas. Eles também apontam para o uso do motor 1.3 turbo e são corrigidos, nos comentários, por um leitor… brasileiro!

Fiat Progetto 363 Detalhes Farol
Faróis são full-led e DRLs se destacam na parte superior da peça, logo abaixo do friso metálico que atravessa a dianteira (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Na República Tcheca, o “Auto.cz” destacou a diferença de desenho do 363 em relação aos Fiat europeus e disse que “embora o novo SUV da Fiat seja um trabalho muito interessante, infelizmente não parece que o veremos na Europa”. Mesmo assim, a publicação deu um toque de esperança dizendo que eles poderiam estar errados e que a Stellantis reconsideraria os planos para leva o SUV ao país. Mas teve leitor que não gostou: “isso é realmente horrível”, disse um deles.

Volante Fiat 363
Volante do carro já havia sido apresentado (reprodução/Fiat)

O modelo também foi definido como sendo “mais moderno por dentro e por fora” e “equipado com uma mecânica muito eficiente” pelo “Motor.es“, da Espanha. Isso mesmo sem conhecermos o interior e a mecânica do SUV. Para os espanhóis, o 363 tem uma “clara herança do Argo”, que é reforçada pela traseira.

Continua após a publicidade

Ainda na Europa, os franceses do “L’Automobile Magazine” não deram muitas opiniões sobre o modelo especificamente, mas disseram que ele não chegará à França, “ao contrário do seu rival, o Volkswagen Nivus“. Na prática, porém, o contra-ataque da Fiat contra o Nivus ainda está por vir e deverá dar as caras, com sorte, em 2022. “Não tenho certeza se o modelo Fiat chega às nossas regiões. Afinal, esse nunca foi o caso com o Argo”, disse Hugo Dupont, autor do texto. 

Por fim, fomos dar uma olhada no que os vizinhos do “Motorpasion México” disseram, já que há chances de receberem o 363 por lá. Ao contrário do que disseram os tchecos, os colegas mexicanos apontaram para inspirações de desenho nos modelos europeus da Fiat, mas repetiram que ele terá o 1.3 turbo. “Ele será apresentado no Brasil antes do final do ano e é muito provável que seja apresentado no México durante o ano de 2022″, completaram.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.