Petrobras já vende nova gasolina que não contribui para o efeito estufa
Nova gasolina Podium, da Petrobras, tem emissões de gases do efeito estufa compensadas através de ações de reflorestamento, afirma a marca
A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (19), o lançamento da nova gasolina Petrobras Podium carbono neutro, a primeira do mercado brasileiro a ter suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) totalmente compensadas. A companhia afirma que a compensação vale para todo o ciclo de vida do produto, sendo feita por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.
Segundo a Petrobras, a nova Podium também tem ainda tem o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica, o que melhora o desempenho do veículo. “A nova gasolina antecipa o futuro para esse mercado” afirma o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, dando a entender que outras novidades estão a caminho.
A Petrobras já mensurou a quantidade de gases de efeito estufa que serão emitidos pelo novo produto. A conta foi feita com foco no impacto potencial de aquecimento global e passou por revisão crítica de um painel de especialistas da consultoria ACV Brasil.
A empresa afirma que, de todo o processo feito para a chegada do combustível ao consumidor, já foram projetadas as emissões envolvendo extração e produção das matérias-primas, transportes, processamentos, distribuição e uso final. Dessa forma, todos os créditos já adquiridos pela Petrobrás serão compensados com seu novo produto.
Além da compensação de emissões e da redução no teor de enxofre, a empresa brasileira investiu em novas tecnologias com intuito de aumentar a octanagem (RON de 101 para 102, no mínimo) no novo combustível.
A nova Podium está sendo produzida inicialmente na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). O novo combustível já está disponível em Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país.