Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Petrobras já vende nova gasolina que não contribui para o efeito estufa

Nova gasolina Podium, da Petrobras, tem emissões de gases do efeito estufa compensadas através de ações de reflorestamento, afirma a marca

Por Lucas Parente
22 set 2023, 11h19
Posto combustível gasolina álcool diesel petrobras (4)
Nova gasolina carbono neutro da Petrobras já está à venda (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (19), o lançamento da nova gasolina Petrobras Podium carbono neutro, a primeira do mercado brasileiro a ter suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) totalmente compensadas. A companhia afirma que a compensação vale para todo o ciclo de vida do produto, sendo feita por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.

Segundo a Petrobras, a nova Podium também tem ainda tem o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica, o que melhora o desempenho do veículo. “A nova gasolina antecipa o futuro para esse mercado” afirma o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, dando a entender que outras novidades estão a caminho.

A Petrobras já mensurou a quantidade de gases de efeito estufa que serão emitidos pelo novo produto. A conta foi feita com foco no impacto potencial de aquecimento global e passou por revisão crítica de um painel de especialistas da consultoria ACV Brasil.

A empresa afirma que, de todo o processo feito para a chegada do combustível ao consumidor, já foram projetadas as emissões envolvendo extração e produção das matérias-primas, transportes, processamentos, distribuição e uso final. Dessa forma, todos os créditos já adquiridos pela Petrobrás serão compensados com seu novo produto. 

Continua após a publicidade
Biomas nacionais serão recuperados de modo a capturar carbono equivalente ao produzido pela gasolina da Petrobras
Biomas nacionais serão recuperados de modo a capturar carbono equivalente ao produzido pela gasolina da Petrobras (Marcello Nicolato/Reprodução)

Além da compensação de emissões e da redução no teor de enxofre, a empresa brasileira investiu em novas tecnologias com intuito de aumentar a octanagem (RON de 101 para 102, no mínimo) no novo combustível. 

A nova Podium está sendo produzida inicialmente na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). O novo combustível já está disponível em Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.