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Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,30 e fecha o ano 22,5% mais barato

A redução tem relação com o fim da política de paridade de importação (PPI), mas gasolina continua sem redução por mais um mês

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 27 dez 2023, 11h53 - Publicado em 27 dez 2023, 11h53
Posto combustível gasolina álcool diesel petrobras (4)
Combustível adequado é baita ajuda para a longevidade do carro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Petrobras divulgou a decisão de reduzir em R$ 0,30 o preço do litro do diesel tipo A (utilizado em caminhões, carros e veículos utilitários) para as distribuidoras. A alteração entrou em vigor nesta quarta-feira (27), estabelecendo um novo valor sugerido de R$ 3,48 por litro.

Conforme os cálculos da Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel que compõem o diesel comercializado encontrado nos postos, a participação da Petrobras no preço ao consumidor sofrerá uma diminuição de R$ 0,26 por litro. Com essa modificação, cada litro vendido nas bombas deverá custar, em média, R$ 3,06 ao consumidor final, conforme comunicado oficial da empresa.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Petrobras ressalta que o valor cobrado ao consumidor no posto pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e revenda, podendo resultar em preços superiores.

No acumulado de 2023 até o momento, o preço do diesel para as distribuidoras registra uma queda de R$ 1,01 por litro, representando uma redução de cerca de 22,5%.

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A Petrobras também informou que manterá o preço da gasolina inalterado por enquanto. A última alteração no preço da gasolina ocorreu em 21 de outubro deste ano, quando a estatal reduziu o valor em R$ 0,12 por litro para as distribuidoras. Com essa última atualização, a gasolina acumula uma queda de R$ 0,27 por litro em 2023, representando uma redução de aproximadamente 8,7%.

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Em maio deste ano, a Petrobras implementou uma nova política de preços, marcando o fim da política de paridade de importação (PPI), que, na prática, ajustava os preços dos combustíveis com base na cotação do dólar e do petróleo no exterior. 

A nova estratégia busca incorporar parâmetros que reflitam as melhores condições de refino e logística da Petrobras, buscando maior transparência em sua precificação, embora tenha sido considerada uma prática pouco transparente por alguns especialistas.

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