Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Peugeot 2008 ganha facelift na Europa e deve chegar ao Brasil até 2024

SUV aproveita bom momento para ficar mais estiloso e aprimorar sua tecnologia; chegada ao Brasil está garantida com versões elétrica e a combustão

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 Maio 2023, 18h46
Futuro Peugeot 2008 local será feito na Argentina e terá visual semelhante ao do novo e-2008 europeu
Futuro Peugeot 2008 local será feito na Argentina e terá visual semelhante ao do novo e-2008 europeu (Divulgação/Peugeot)
Continua após publicidade

A Peugeot tem sido ousada e ambiciosa com a aplicação da nova linguagem de design, que começou em 2010 com o 508, mas que tem sido sucessivamente modernizada. No caso do recente 408 o atrevimento estilístico foi elevado até onde muitos não esperariam e, diz quem já o viu, que o próxima geração do SUV 3008 vai arrebentar com a escala de emoções na marca do leão.

O Peugeot 2008 tem estado continuamente entre os SUVs compactos mais vendidos desde que chegou ao mercado em 2013 e, mesmo com o passar dos anos – e a chegada de muitos novos concorrentes – continua sendo um dos preferidos na Europa. A prova disso está no fato dele ter emplacado 142.000 unidades no velho continente em 2022 (o que lhe valeu o terceiro lugar no ranking neste segmento, depois do VW T-Roc e do Dacia Duster), menos 50.000 (cerca de 37%) do que no ano anterior. Mas no primeiro trimestre de 2023 perdeu seu lugar no pódio para o mais recente Toyota Yaris Cross.

 

Peugeot 2008 ganha facelift na Europa e deve chegar ao Brasil até 2024
No Brasil, apenas o e-2008 tem o visual da segunda geração. Os modelos a combustão, ainda tem o design antigo e fora dos padrões atuais da marca (Divulgação/Peugeot)

Para reforçar o bom número de vendas do 2008 e da sua versão elétrica, a Peugeot lança oficialmente a nova versão do SUV, com melhorias no design e na mecânica. No exterior, o destaque vai para os novos faróis dianteiros e traseiros que projetam uma imagem mais moderna, enquanto por dentro há uma nova central multimídia maior do que a anterior indo de 7 para 10 polegadas.

A mais importante inovação, no entanto, está na parte mecânica. O e-2008 agora passa a ser equipado com o mesmo sistema de propulsão dos mais modernos carros elétricos do Grupo Stellantis. Dos 136 cv anteriores, o SUV passa a desenvolver 156 cv. Continua sendo um um rendimento mediano, mas constitui um passo na direção certa.

Continua após a publicidade
Peugeot 2008 2024
A grade é inspirada no 508, enquanto os DLRs “presa de leão” são triplos (Divulgação/Peugeot)

Similarmente, a bateria teve sua capacidade aumentada de 50 para 54 kWh, o que elevou a autonomia de 340 para mais de 400 km (sendo o consumo médio homologado de 15,9 kWh/100 km, sem diferença em relação ao modelo que vai ser substituído), segundo o ciclo WLTP.

Peugeot 2008 2024
(Divulgação/Peugeot)

Não há novidades no que diz respeito a velocidade de carregamento. Ou seja, em corrente alternada pode chegar a 11 kW com o carregador de bordo trifásico, opcional. De série, ele vem com um carregador monofásico de 7,4 kW. Já em corrente direta, o carregamento pode ser feito a um máximo de 100 kW.

Continua após a publicidade
Peugeot 2008 2024
(Divulgação/Peugeot)

Para além da versão elétrica, o Peugeot 2008 vai continuar sendo vendido com vários motores a combustão. As duas variantes do motor de 3 cilindros 1.2 continuam a render um máximo de 100 cv e de 130 cv, enquanto o 4 cilindros 1.5 diesel mantém os 130 cavalos da geração atual. Todas estas opções funcionam acopladas a uma caixa automática de oito velocidades.

Peugeot 2008 2024
(Divulgação/Peugeot)

No início de 2024 a marca irá adicionar à gama a versão híbrida de 136 cv, que combina um motor a gasolina com outro elétrico, além de uma transmissão de dupla embreagem. A Peugeot espera uma redução de 15% no consumo médio e assegura que o 2008 Hybrid pode ser dirigido metade do tempo em modo elétrico em trajetos urbanos. Na europa, o 2008 chega em três versões: Active, Allure e GT.

Continua após a publicidade
Peugeot 2008 2024
Central multimítia está três polegadas maior e levemente inclinada para o motorista (Divulgação/Peugeot)

O facelift de segunda geração deve chegar ao Brasil entre o fim do ano e o início de 2024, mas sua produção não será mais em Porto Real, no Rio de Janeiro, passando a ser importado da Argentina, assim como ocorre com 208. A motorização ainda não foi confirmada e é possível que ele tenha com os já conhecidos 1.0 e 1.3 que equipam outros modelos da Stellantis, além da versão elétrica, a única com o design mais atual do SUV.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.