Talvez os mais fiéis do mundo automotivo, os entusiastas de hot hatches agora têm um “rei” para contemplar. Uma eleição promovida em parceria entre os sites AutoCar e PistonHeads.com, além da fabricante de pneus Landsail Tyres, elegeu o Peugeot 205 GTi como o melhor hot hatch da história. O anúncio foi feito durante o Performance Car Show, no Reino Unido, um evento destinado exclusivamente a modelos de alta performance.
Leia mais:
>> Teste: Suzuki Swift Sport R
>> Comparativo: Lancer Evo x WRX STI
A lista inicial foi elaborada pelo alto escalão das empresas. Da AutoCar, participaram o editor-chefe Steve Cropley, o piloto de testes Matt Prior e o colaborador Richard Bremner, enquanto o editor Dan Trent representou o PistonHeads.com. Os quatro elaboraram uma lista com 50 nomes, esta destinada para a votação do público, resultando nos dez hot hatches mais aclamados da história da indústria automobilística. Estes estão sendo exibidos durante o evento no Reino Unido. O Peugeot 205 GTi foi o campeão da eleição, ficando à frente de grandes nomes como Lancia Delta HF Integrale, Ford Escort RS Cosworth e VW Golf GTI de primeira geração. A Renault venceu no quesito de mais carros classificados: foram três, entre eles dois Clio. Veja abaixo a tabela dos dez primeiros colocados:
1º | Peugeot 205 GTi |
---|---|
2º | Lancia Delta HF Integrale |
3º | Ford Escort RS Cosworth |
4º | Volkswagen Golf GTI MK1 |
5º | Renault Clio Williams |
6º | Renault Clio 182 Trophy |
7º | Volkswagen Golf GTI MK2 |
8º | Renault 5 GT Turbo |
9º | Ford Focus RS MK1 |
10º | Talbot Lotus Sunbeam |
Lançado em 1984, o Peugeot 205 GTi é um grande divisor de águas na história de Peugeot, iniciando a vocação da marca para modelos esportivos. O hatch pesava leves 850 kg, o que acentuava o poder dos motores 1.6 e 1.9 – este último com 130 cv de potência.
“O 205 GTi era imbatível graças à sua verve de direção afiada, engates perfeitos, entrega de potência urgente e dirigibilidade deliciosa. E ainda era um carro prático para o dia-a-dia”, diz Richard Bremmer, curador da exposição chamada Hot Hatch Nirvana.
O modelo ganhou ainda mais notoriedade com a apresentação do 205 T16. Baseado no 205 GTi, o modelo teve apenas 200 unidades produzidas com permissão para rodar em vias públicas e se consagrou campeão de diversos campeonados de rally por três anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) nas mãos dos pilotos Ari Vatanen, Timo Salonen, Juha Kankkunen e Bruno Saby. Seu conjunto mecânico unia um motor de 16V turbo com 200 cv de potência montado transversalmente em posição central, aliado a uma tração integral e carroceria alargada.