Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Peugeot 208 conquista apenas duas estrelas em novo teste do Latin NCap

Compacto poderia ter um resultado muito melhor caso oferecesse de série os airbags laterais para a proteção das cabeças dos passageiros dianteiros

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 dez 2021, 18h25
Peugeot 208
 (Latin NCap/Divulgação)
Continua após publicidade

O Latin NCap divulgou os resultados de uma nova rodada de testes de impacto. Nela, o Peugeot 208 conquistou duas estrelas, enquanto o Hyundai Tucson, produzido na Coréia do Sul e que não é vendido aqui, zerou na pontuação.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O grupo Stellantis ainda sofre dos maus resultados obtidos no início do mês de dezembro por Fiat Argo e Cronos, que zeraram nas provas de impacto. O Latin NCAP seguem um novo protocolo mais rígido desde o fim de 2020.

O compacto atingiu 51,53% na proteção para adultos, 54,92% para crianças, 54,13% para pedestres e 55,81% em sistemas de assistência à segurança.

Peugeot 208
(Latin NCap/Divulgação)

O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS). De acordo com o Latin NCap, o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. 

Continua após a publicidade

A proteção contra chicotada cervical também foi considerada boa, no entanto, a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. Além disso, a falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. 

Peugeot 208
(Latin NCap/Divulgação)

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCap incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, afirma Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

O desempenho da proteção do ocupante infantil também ficou abaixo das expectativas. O veículo teve pontuação baixa devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro, além de problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Além disso, durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do dummy que simula uma criança de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos. Porém, essa questão do encosto foi resolvida pela própria Peugeot e o modelo foi reavaliado. 

Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção dos ocupantes infantis. 

Segundo o orgão independente, é provável que, com a proteção lateral padrão da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCap ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas a fabricante rejeitou a oferta.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.