O Peugeot 208 já tem a esportividade no seu DNA, basta olhar seu design e a sua cabine no estilo cockpit. O lado triste é que até agora não temos uma versão hot hatch do modelo. Mas pelo menos podemos nos contentar com as suas versões voltadas para o automobilismo, como o Rally4 e o mais novo Racing.
A ideia por trás do novo 208 Racing é ser como uma “versão de entrada” das versões esportivas do 208. Ele foi projetado exclusivamente para participar do FR6 Trophy, uma nova série organizada pela Fédération Française du Sport Automobile (FFSA) e que fará parte da França de Rally a partir de 2025. A Stellantis é a primeira montadora a aderir ao novo campeonato.
Ele é um tanto mais manso que o 208 Rally4, apresentado no ano passado ainda com o visual pré-facelift. Sob o capô, o 208 Racing tem um motor 1.2 turbo de três cilindros de 145 cv. Logo, ele tem só 15 cv a mais que o nosso 208 com motor 1.3 turbo, e 67 cv a menos do que o 1.2 turbo do Rally4. A transmissão é manual de seis marchas com relações encurtadas.
Outro detalhe sobre o motor é que ele usa exclusivamente etanol E85, que segundo a montadora reduz as emissões em até 30%. Mas não só isso, a ideia é economizar no custo geral do campeonato, já que o etanol é mais barato que a gasolina, reforçando a ideia de ser um carro mais acessível para o automobilismo.
Fora isso, os engenheiros ainda promoveram acertos nas suspensões e freios com a ajuda do feedback de pilotos profissionais. Já o peso total do hatch esportivo é de apenas 1.050 kg.
Para segurança, a Stellantis optou por seguir as rigorosas normas da FIA Rally4 (categoria que define a relação). “Optámos por equipar o Peugeot 208 Racing com o melhor padrão de segurança disponível nos ralis de tração às duas rodas, nomeadamente o dos regulamentos da FIA Rally4: a gaiola de proteção é soldada, tipo Rally4, e o protocolo de segurança contra incêndios no habitáculo está em conformidade com o Rally4, com três sistemas de acionamento automático, incluindo um bocal de 360°”, explica François Wales, diretor de clientes de corrida.
Em questão de design, ele segue o visual que nos foi apresentado esse ano com o facelift do 208. A diferença mais óbvia são os adesivos estampados em todo o carro. Mas além disso ele também ganha rodas de ferro brancas que calçam pneus Michelin Pilot Sport PS5.
Já na parte de dentro, além de toda a estrutura montada para seguir os regulamentos da competição, há ainda um painel otimizado para evitar reflexos, novos controles no console central, um interruptor “kill switch” e um display multifuncional. A Stellantis também adicionou uma arquitetura eletrônica própria da competição, que facilita o acesso e a análise dos dados de desempenho do carro.
Para os europeus que quiserem ingressar no mundo dos ralis, o preço do 208 Racing começa nos 38.800 euros, aproximadamente R$ 349.500, e as encomendas já começaram. A previsão da Stellantis é que as primeiras entregas sejam feitas em fevereiro de 2025. Vale ressaltar que esse modelo não tem homologação para rodar nas ruas.