Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Peugeot aprova fusão com a Fiat. O que acontecerá agora?

Sem imprevistos, o quarto maior conglomerado automotivo do planeta deve ser formado até março deste ano

Por Eduardo Passos
Atualizado em 4 jan 2021, 15h03 - Publicado em 4 jan 2021, 13h06

Planos traçados mudarão radicalmente os carros da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën

Que os conglomerados liderados por Fiat e Peugeot estão se unindo, não é novidade. Mas os primeiros passos definitivos rumo à fusão foram dados hoje, com a ‘benção’ ao casamento por parte da PSA, encabeçada por Peugeot e Citroën.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

A votação dos acionistas ocorreu na manhã desta segunda-feira na Europa (madrugada no Brasil), e consolidou o interesse da parte francesa na união. Num primeiro momento, houve a votação positiva dos acionistas principais — família Peugeot, governo francês e a chinesa Dongfeng —, seguidos pelos secundários.

Ao todo, foram 99,85% dos votos a favor da criação da holding Stellantis, nova proprietária de 14 marcas: Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Opel, Ram, Maserati, Vauxhall, Lancia, Abarth e DS. Mas algumas delas, como Chrysler e Lancia, podem não durar por muito tempo após a fusão.

Continua após a publicidade

Risco de monopólio

Um dos maiores obstáculos à fusão dos grupos era provar aos governos que a Stellantis não representaria um novo monopólio, capaz de prejudicar o mercado automotivo.

Na Europa, o principal argumento para justificar a união foi a necessidade de otimizar e cortar custos — reforçado pela crise da covid-19. Por fim, a União Europeia deu OK ao processo sob algumas condições.

Uma delas é que a Fiat-Chrysler (FCA) reforçasse o acordo com a Toyota, pelo qual produz veículos comerciais leves para a montadora japonesa no Velho Continente. Desse modo, as fábricas que vêm do lado francês da Stellantis devem ser usadas para ampliar a capacidade de fabricação de modelos como a Hilux e a minivan Proace.

Logotipo da Stellantis
Logotipo da Stellantis (Stellantis/Divulgação)
Continua após a publicidade

Outra determinação é que a  extensa rede autorizada dos grupos FCA e PSA não ofereça vantagens às 14 marcas. Assim, está proibido que oficinas tenham até mesmo recepções e salas de espera diferenciadas aos proprietários de carros da Stellantis e para os outros. Além disso, o grupo não pode impedir que ferramentas e equipamentos sejam usados na manutenção de modelos da concorrência.

No Brasil, houve análise semelhante e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a união sem restrições para o mercado brasileiro.

O que falta agora?

Com a aprovação por parte da PSA, os acionistas da Fiat devem fazer sua parte, dando OK na tarde desta segunda-feira (4). Além da aceitação às regras, espera-se também a confirmação de Carlos Tavares, atual CEO da PSA, como futuro líder da Stellantis.

Sem imprevistos, a fusão de mais de R$ 250 bilhões deverá ser concluída até o fim de março. O novo grupo será o quarto maior conglomerado automotivo do planeta, atrás apenas da Volkswagen, Toyota e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A sede da Stellantis não será na França, EUA ou Itália, mas na ‘neutra’ Holanda.

Continua após a publicidade
mercado
Português Carlos Tavares será o CEO do novo grupo (Reprodução/Internet)

Os desafios à nova empresa incluem, além da recuperação econômica e da criação de carros elétricos, uma melhor penetração no concorrido mercado chinês. Além disso, espera-se mudanças nas diferentes linhas de veículos, eliminando modelos que hoje concorrem diretamente entre si.

As fábricas brasileiras, como as de Porto Real e Betim, não correm risco, já que a Stellantis não fechará nenhuma planta a curto prazo — mesmo que isso resulte em uma capacidade excedente de produção de até seis milhões de carros no período.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.