Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Peugeot de corrida terá faróis inspirados no 208 e até 700 cv de potência

Modelo de competição deverá estrear na categoria LMH em 2022; marca francesa retornará ao WEC após mais de uma década

Por Gabriel Aguiar
15 dez 2020, 08h00
Peugeot Hypercar WEC
Faróis remetem às garras do novo Peugeot 208 (Divulgação/Peugeot)

A Peugeot revelou os primeiros detalhes técnicos do modelo que disputará o LMH – categoria que estreará na WEC (mundial de endurance) ano que vem – em 2022. E o estreante terá um complexo conjunto híbrido para se adequar aos regulamentos da competição.

Batizado Hybrid4 500kW, o sistema terá um motor V6 2.9 biturbo de 689 cv central-traseiro que enviará toda a força às rodas traseiras. Mas também haverá um propulsor elétrico com 272 cv na dianteira, que entrará em ação acima dos 120 km/h.

Toda a estrutura será fabricada com fibra de carbono, material leve fundamental para reduzir o peso na balança. Só a parte mecânica, que inclui um pacote de baterias com 900V e o câmbio automatizado sequencial com sete marchas, tem 165 kg.

Continua após a publicidade

Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.

Peugeot Hypercar WEC
Modelo estreará nas pistas somente em 2022 (Divulgação/Peugeot)
Continua após a publicidade

Ainda há uma exceção no fim das linhas retas, quando o V6 poderá ganhar até 3% de potência (chegando a 700 cv) e o sistema elétrico passa a funcionas como alternador de 15 kW. Todo gerenciamento será feito automaticamente pelo próprio veículo.

Peugeot Hypercar WEC
Categoria LMH terá os protótipos mais rápidos do WEC (Divulgação/Peugeot)

Também haverá sensores regulamentados capazes de enviar informações do conjunto diretamente às autoridades da FIA, em tempo real, para garantir que a cota máxima de potência estabelecida pelo BOP (Balance Of Performance) será respeitada.

Continua após a publicidade
Peugeot Hypercar WEC
Conjunto híbrido poderá chegar aos 700 cv (Divulgação/Peugeot)

Em breve, a Toyota também mostrará a versão definitiva para competir no LMH. Logo depois, também serão apresentados os modelos das equipes ByKolles Racing e Glickenhaus, que terá o motor a combustão V8 3.2 biturbo fornecido pela Pipo Moteurs.

Peugeot Hypercar WEC
Conjunto mecânico pesa apenas 165 kg (Divulgação/Peugeot)
Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.