A Stellantis, grupo que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, interrompeu o segundo turno de trabalho em sua fábrica em Porto Real (RJ), de onde saem alguns modelos da Citroën e da Peugeot. Com isso, a unidade também encerrou contratos temporários, mas não informou quantos funcionários foram desligados.
Para o lançamento do novo Citroën C3, em agosto do ano passado, foram contratadas 350 pessoas para trabalhar em segundo turno, segundo a agência Autodata. Até então, a unidade só produzia modelos de baixo volume, como Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008.
Em nota, a empresa disse que a mudança é para “adaptar o seu ritmo produtivo ao nível de demanda do mercado externo”. A partir do dia 6 de março, a fábrica vai funcionar em um turno único “com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado”, diz o comunicado.
A empresa aproveitou para desmentir boatos sobre o fechamento da unidade fluminense, que também produz motores, e classificou a informação que circula em redes sociais de “uma clara fake news“.
“A planta continuará a dar sua contribuição para a empresa manter-se na liderança do mercado brasileiro, argentino, chileno e sul-americano. E está preparada para atender ao crescimento do mercado”, disse.
Veja a nota completa sobre o fim do segundo turno em Porto Real (RJ)
“A Stellantis readequou o planejamento industrial da unidade de Porto Real, a fim de adaptar o seu ritmo produtivo ao nível de demanda do mercado externo. A unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado. Em razão desse ajuste, foi necessário antecipar o término dos contratos com prazo determinado e temporário, em sua maioria contratados para atender à necessidade imediata de aumento de produção”.