A Peugeot revelou a versão final do RCZ R, poucos dias antes de sua apresentação oficial, agendada para o Festival de Goodwood, na Inglaterra.
Baseado no carro-conceito mostrado no último Salão de Paris, em setembro, o cupê utiliza o mesmo motor 1.6 THP da versão convencional. No entanto, algumas modificações elevaram sua potência para 270 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 33,6 mkgf disponíveis já a 1.900 rpm. Segundo a Peugeot, o RCZ R é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos, podendo atingir a velocidade limitada de 250 km/h.
O RCZ R é 17 quilos mais leve do que a versão “normal”, pesando 1.280 quilos. Sua altura foi rebaixada em 10 milímetros e um aerofólio traseiro melhora a pressão aerodinâmica do veículo em altas velocidades. Discos de freio de 380 milímetros e um novo diferencial também equipam o veículo.
O interior do cupê tem bancos esportivos revestidos em Alcantara, volante esportivo com diâmetro menor e manopla de câmbio de alumínio. O RCZ R começa a ser vendido em 2014, poucos meses após sua exibição no Salão de Frankfurt.