Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Polaris RZR XP Turbo: o melhor brinquedo que seu dinheiro pode comprar

Com 146 cv e 14,5 mkgf empurrando apenas 678 kg, o quadriciclo passa pela pista de terra batida como se estivesse em um autódromo

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h16 - Publicado em 17 dez 2015, 17h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Polaris RZR XP Turbo 04
    Relação peso/potência é de apenas 4,6 kg/cv  (/)
    Polaris RZR XP Turbo 04
    Relação peso/potência é de apenas 4,6 kg/cv ()

    Ainda estava me familiarizando com o Polaris RZR XP Turbo quando escutei o primeiro aviso. “Seja cuidadoso nas acelerações, ou você pode perder a traseira e até capotar”, disse Nuno Fajo, gerente de produto da Polaris e bicampeão brasileiro de Rally Baja na categoria de UTVs – veículo derivado do quadriciclo com proteções tubulares e volante no lugar do guidão.

     

    Basta uma leve pressão no acelerador para ser surpreendido pela força do pequeno motor de 925 cm³ com turbocompressor. São 146 cv com torque máximo de 14,5 mkgf em um veículo de 678 kg que leva 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Rapidamente o velocímetro acusa 100 km/h. O RZR devora a pista de terra batida cheia de pedras e depressões como se estivesse em um autódromo. Quase não sinto os solavancos, graças à suspensão reforçada com barras estabilizadoras na frente e atrás e amortecedores progressivos, que absorvem as irregularidades e endurecem para evitar o final do curso.

    Polaris RZR XP Turbo 01
    Suspensão reforçada aguenta saltos facilmente ()

    Polaris RZR XP Turbo 02
    Posição de guiar favorece pilotagem esportiva ()

    Vejo um pequeno barranco e Nuno manda pisar fundo, me desafiando com um palavrão – o mesmo que eu falaria logo após decolar a 120 km/h. Adiante, há uma curva fechada de 90 graus. Freio com força e provoco o XP Turbo, acelerando com tudo antes de sair da curva. Ele sai de traseira sem aviso, mas felizmente consigo retomar o controle. Justo quando a brincadeira estava ficando divertida, precisei deixar o volante para o fotógrafo Marco de Bari fazer seu trabalho. Uma pena.

    Polaris RZR XP Turbo 03
    UTV tem tração nas quatro rodas ()

    Claro que toda brincadeira tem seu preço, e neste caso ela não é barata. O XP Turbo começa a ser vendido agora em dezembro por R$ 109.990. Um belo – e caro – presente de Natal.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.