Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Por dentro, VW Nivus é um Polo com volante de Golf e central gigante

Primeiro SUV cupê de volume a ter produção nacional, Nivus herdou detalhes dos hatches Polo e Golf, mas tem central multimídia inédita

Por Daniel Telles
29 Maio 2020, 07h00
Por dentro, VW Nivus é um Polo com volante de Golf e central gigante
Interior do Nivus é praticamente igual ao do Polo, com exceção do volante e da central multimídia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A grande aposta, antes mesmo de conhecermos seu nome, era que o VW Nivus seria um SUV menor que o VW T-Cross e derivado do Polo. Pode-se dizer que, de certo modo, o palpite foi certeiro.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Apesar de o modelo inaugurar um novo segmento entre as marcas generalistas no país (o dos SUVs cupês compactos) e ser até maior que o T-Cross em algumas dimensões, ele compartilha para-brisa, teto, portas laterais, caixas de roda e colunas A e B com o Polo.

Também herda do hatch o motor 1.0 turbo flex de 128/116 cv e 20,4 kgfm, o câmbio automático de seis velocidades e até distância entre-eixos de 2,56 m.

Por dentro, VW Nivus é um Polo com volante de Golf e central gigante
Frente inspirada no T-Cross tem grades maiores (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O interior segue no mesmo caminho. Comparando as duas versões de topo, o Nivus divide vários itens com o hatch.

Continua após a publicidade

Bancos, todos os painéis e guarnições, comandos do ar-condicionado digital, apoios de braço central e lateral com revestimento macio ao toque, manopla de câmbio, saídas de ar e painel de instrumentos digital são os mesmos nos dois modelos.

Por dentro, VW Nivus é um Polo com volante de Golf e central gigante
Lanterna traseira também tem um quê de T-Cross, mas caimento do teto dá um porta-malas maior ao Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma das diferenças é a nova (e enorme) central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, que deve ser de série na versão mais cara “Highline” e que possibilita acesso a internet, download de aplicativos e até a compra de comida pelo carro.

VW Nivus Highline 200 TSI
Ar condicionado é exatamente o mesmo já utilizado por outros modelos da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Os botões, que antes ficavam posicionados à esquerda da alavanca de câmbio, agora ficam concentrados nos flancos da nova tela, posicionada acima das saídas de ar centrais.

A abertura da tampa do porta-malas, por exemplo, e até o acionamento do novo sistema Start-stop que equipa o carro passaram a ser feitos pelo monitor.

Por dentro, VW Nivus é um Polo com volante de Golf e central gigante
Central VW Play de 10,1″ foi desenvolvida no Brasil e permite até comprar comida. Start-stop e tampa do porta-malas são acionados na tela (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A segunda diferença é o volante. Embora parecido com o do Polo, o item é novo no Brasil e vem da oitava geração do VW Golf e do elétrico ID.3.

Continua após a publicidade

A peça estampa ao centro do cubo o novo logo da Volkswagen – também presente na grade e na tampa do porta-malas – e bordas prateadas que contornam os botões multifuncionais.

VW Nivus Highline 200 TSI
Inédito no Brasil, volante é o mesmo do ID.3 e do novo Golf, mas quadro digital é bem conhecido na linha VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outras diferenças sutis são a faixa preta brilhante acima do porta-luvas – que no Polo e Virtus é cinza – e a perda do suporte para celular na parte de cima do painel.

A ausência deste item, presente em todos os modelos VW, só pode ser explicada pela modernização da central, que dispensa cabos para o espelhamento de celular.

Continua após a publicidade
VW Nivus Highline 200 TSI
Quadro digital de 10,25 já é de série no Polo Highline e deve ser também no Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No entanto, o cabo USB será necessário para recarregar a bateria do aparelho, já que o Nivus não conta com carregador por indução, item que já equipa modelos da GM e o Hyundai Creta, por exemplo.

VW Nivus Highline 200 TSI
Atrás sobra pouco espaço para as pernas, mas há dupla saída de ar e quem é alto não bate a cabeça no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na segunda fileira, o espaço para as pernas é o mesmo oferecido pelo hatch, 19 cm com o banco do motorista ajustado para um ocupante de 1,85 m. Culpa da distância entre-eixos de 2,56 m, a mesma do Polo.

Continua após a publicidade

O espaço interno, no geral, é o mesmo do Polo, mas o SUV cupê tem carroceria 2,75 cm mais alta em relação ao solo, o que muda de maneira sutil o ponto H e a percepção de visão ao dirigir.

A dupla saída de ar para quem ocupa os bancos traseiros é outro ponto positivo herdado do VW Polo turbo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição de maio – 733

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.