Por falta de vidro, Volkswagen começa a estocar janelas e para-brisas
Prática vai contra a lógica atual de produção, mas os gastos com estoque podem compensar haja uma nova crise de produção devido à guerra
A pandemia trouxe para o mundo automotivo uma enorme crise dos chips semicondutores, que ainda afeta a produção mundial. Além das dificuldades, parece que esse momento trouxe algum aprendizado para as montadoras, que já começam a se preparar para o que pode vir no futuro.
Segundo o Wall Street Journal, o Grupo Volkswagen está se preparando para uma possível crise de vidro, causada pela escassez de gás natural. A empresa está fazendo estoque de janelas, para-brisas e outras partes que levam o material, indo contra a lógica atual de produção “jus-in-time”, onde peças e componentes chegam quando necessário e já são logo utilizados, poupando espaço nas fábricas e dinheiro gasto com estoque.
O problema é tão sério que outras empresas fora do ramo automotivo também estão tendo que se preparar. Cervejarias europeias começaram seus estoques de garrafas, já que alguns fornecedores começaram a diminuir suas produções e outros até fecharam as portas por conta do aumento no custo para produzir vidro.
Assim como os chicotes elétricos, que também estão ficando cada vez mais difíceis de se encontrar no Velho Continente, a crise dos vidros também está sendo causada por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os russos estão diminuindo a oferta de gás natural para o resto da Europa, prejudicando a produção de vidro em todo o continente.
Claro que, diferente dos chips semicondutores, o vidro é um material muito mais simples de ser importado de outros países. Entretanto isso traria um custo maior na produção e quem pagaria seria os consumidores. O estoque vêm como uma solução a curto prazo para manter os preços dos veículos como estão caso a situação piore.
Além dos estoques, outras iniciativas estão sendo adotadas pelas marcas do grupo para minimizar uma possível crise. A Audi, por exemplo, criou um projeto, que ainda está em fase piloto, para reciclar vidro, podendo servir como matéria prima novos modelos. Porém, o vidro é a única demanda do conglomerado no momento. Segundo Albrecht Reimold, chefe de produção da Porsche, diversos carros estão esperando faróis Matrix para serem finalizados.