Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por risco de incêndio, Ram pede que picapes sejam estacionadas ao ar livre

Falha é limitada a versões com motor Cummins 6.7 a diesel, mas motivou a convocação de mais de 300.000 picapes para um recall nos EUA

Por Eduardo Passos
16 fev 2023, 13h39
Ram 3500 2022
Modelos como a Ram 3500 foram convocados para recall importante nos EUA (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Entre os veículos mais novos à venda, naturalmente associamos o risco de incêndio a problemas que envolvam carros elétricos, como aconteceu recentemente com o Chevrolet Bolt. Mas não é bem assim, e a Ram acaba de até mesmo orientar que seus clientes estacionem as picapes ao ar livre, por risco de incêndio.

O problema está acontecendo nos Estados Unidos e, segundo uma investigação interna da Stellantis, há seis casos recentes de picapes incendiadas por problemas técnicos. Cinco estavam com o motor ligado e um havia acabado de ser desligado.

Turbodiesel 6.7: consumo de 5,3 km/l na cidade
Problema é limitado às versões com o motor 6.7 turbo a diesel (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A culpa, concluiu a empresa, é do relê de pré-aquecimento do motor, exclusivamente o utilizado no motor Cummins 6.7 turbodiesel. Um mau funcionamento da peça, que pode sobreaquecer, é o causador do risco incendiário e, portanto, a saída é inevitavelmente o recall.

Continua após a publicidade
Peça semelhante à causadora do risco de incêndio nas picapes da Ram
Peça semelhante à causadora do risco de incêndio nas picapes da Ram (Reprodução/Mercado Livre)

Ao todo, 306.165 picapes dos Estados Unidos foram convocadas para a troca do relé. Entre as centenas de milhares, há versões da Ram 2500, 3500, 4500 e 5500. Há dois anos, a Ram já tinha convocado donos de picapes por conta de um problema parecido. Por motivos diversos, o risco de fogo também causou convocações de 130.000 caminhonetes em outubro de 2022 e outras 280.000 no mês seguinte.

RAM 1500 2022
Ram 1500 também está na lista, mas modelos vendidos no Brasil devem passar batido do recall por usar motor V8 a gasolina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No Brasil, motor 6.7 da Cummins é utilizado nas Ram 2500 e 3500. Em novembro de 2021, a mesma peça motivou um recall no mercado nacional; à ocasião, foram convocadas as 2500 de ano-modelo 2021 e 2022 para uma ida de cerca de uma hora à concessionária. Não há, entretanto, nenhum alerta de recall ativo por conta do problema no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.