Porsche 911 S/T 2024 é um GT3 RS com visual discreto e câmbio manual
Em produção limitada em apenas 1.963 unidades, novo 991 S/T tem inspiração em versão de corrida do 911 S dos anos 60 e 70.
Além da comemoração dos seus 70 anos em 2023, a Porsche também está comemorando os 60 anos do seu carro mais aclamado, o 911. E para homenageá-lo, estão lançando uma nova versão especial limitadíssima que promete levar os fãs da marca e do modelo ao delírio.
Trata-se do Porsche 911 S/T, que combina o motor seis cilindros boxer 4.0 aspirado de 518 cv do GT3 RS com um visual mais discreto. E ainda preserva o câmbio manual de 6 marchas, que tem relações mais curtas e mais voltadas para o uso em estrada. O novo S/T também ficará marcado por ser o primeiro Porsche com transmissão manual na motorização do GT3 RS.
Além de ser o pioneiro em sua mecânica, o 911 S/T ainda apresenta características únicas para poder ser um dos modelos mais leves da marca alemã. O carro ainda tem chassi revisado e uma série de peças com peso aliviado especialmente projetadas para torná-lo o Porsche 911 da geração 992 mais leve à venda.
Para conseguir pesar apenas 1.386 kg, diversos acabamentos foram desenvolvidos em plástico com reforço em fibra de carbono, como o capô, o teto, os para-lamas dianteiros, as portas, o eixo traseiro e o painel de cisalhamento. Ele também recebe rodas de magnésio, freios de composto de cerâmica, uma bateria de íon de lítio e vidro leve para ajudá-lo a ficar em forma.
Em combinação a potência deste motor, o alívio de peso o permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 299 km/h. Apesar de ser totalmente propenso a ser um carro exclusivo de corrida, esta edição limitada não foi projetada para isso. A Porsche diz que, em vez disso, foi projetado para contornar desfiladeiros e enfrentar suas estradas rurais favoritas. Mas o Porsche 911 S/T não deixa de ser um carro exímio para se utilizar em uma pista.
Pelo seu caráter focado na estrada, o novo Porsche tem os mesmos detalhes, asas e aerodinâmica agressiva do 911 GTS RS. Mas isso se dá pela homenagem ao 911 ST dos anos 60 e 70, que tinha modificações no chassi, roda, motor e carroceria, mas não os adereços aerodinâmicos agressivos.
O novo modelo utilizará o brasão original da Porsche e será oferecido em pinturas únicas e especiais. Ambas estão disponíveis no pacote “Heritage Design Package” e são denominadas como Shore Blue Metallic e Ceramica. Além disso, ganhará um aplique branco na porta, onde o proprietário poderá colocar qualquer número de 0 a 99.
No interior, como é de se esperar, muito luxo e inspirações na história. O modelo vem como padrão com assentos de fibra de carbono e, para manter as coisas históricas, os centros dos assentos têm acabamento em tecido e listras de alfinetes à moda antiga. Além disso, todos os emblemas “911 S/T” no interior têm acabamento em ouro.
Como dito anteriormente, a produção é limitada e apenas 1.963 unidades do carro serão produzidas. Mas, para deixar o carro ainda mais exclusivo, junto ao Porsche 911 S/T o comprador receberá da Porsche Design um relógio exclusivo, apelidado de Chronograph 1 – 911 S/T. Tem caixa de alumínio e também foi projetada para ser o mais leve possível.
Dada a natureza do carro e por ser um Porsche, ele não poderia custar pouco. O 911 S/T tem um preço sugerido de cerca de US$ 290.000, algo em torno de R$1.400.000 no câmbio atual. E o relogio, que sozinho custa ‘apenas’ US$ 13.500 (R$ 65.000).
O Porsche 911 S/T 2024 fará sua estreia pública na Rennsport Reunion 7, que vai de 28 de setembro a 1º de outubro. A montadora afirma que as entregas do carro devem iniciar no primeiro semestre de 2024 nos EUA.

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