Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Porsche apresenta seu novo 911 GT3 Cup, que usará gasolina sintética

A ideia da Porsche é difundir rapidamente o modelo em suas competições nacionais e utilizar o novo eFuel

Por Eduardo Passos
Atualizado em 14 dez 2020, 21h49 - Publicado em 14 dez 2020, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Porsche 911 GT3 Cup aproveita a plataforma do 911 Turbo, mas não trás turbocompressor
    O novo Porsche 911 GT3 Cup aproveita a plataforma do 911 Turbo, mas não trás turbocompressor (Divulgação/Porsche)

    Com o calendário automobilístico de 2020 chegando ao fim, a Porsche anunciou nesta segunda-feira (14) o novo Porsche 911 GT3 Cup, usado nas competições da marca. Além de novo pacote aerodinâmico e mudanças na mecânica, o modelo é baseado na geração 992 do icônico modelo alemão e virá pronto para a promissora gasolina sintética.

    Assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90!

    Movendo o esportivo, haverá o mesmo motor boxer 4.0 aspirado com seis cilindros, que tem cárter seco e gera cerca de 48 kgfm de torque e 510 cv de potência. Em comparação, os Porsche que competem na edição brasileira da GT3 Cup têm cerca de 50 cv a menos. Ponto para o provável remap da alimentação.

    Continua após a publicidade

    A transmissão é do tipo “dog”, com engrenagens de dentes retos. Desse modo, inverte-se a lógica que aprendemos na autoescola: quanto mais rápida a liberação da embreagem melhor, tudo isso sem anel sincronizador. Para ganhar ainda mais tempo nas trocas, o câmbio é, claro, sequencial via borboletas no volante.

    Porsche-911-GT3-Cup-15-1-1
    No interior há novos volante e painel de instrumentos, para ficar bonito nas câmeras onboard (Divulgação/Porsche)

    O novo 911 começou a ser desenvolvido ainda em 2019, e aproveita a plataforma do 911 Turbo, o que resulta em maior largura da carroceria. Esse espaço extra também foi aproveitado para redesenhar detalhes, como o aerofólio traseiro estilo ‘pescoço de ganso’, que geram maior pressão aerodinâmica.

    Continua após a publicidade

    “O novo 911 GT3 Cup inicia um novo capítulo. Nossa meta é bater 5.000 unidades produzidas no próximo ano. Como a linha anterior, esse modelo ajudará uma geração inteira de pilotos talentoso em suas carreiras automobilísticas”, ressaltou Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.

    O novo modelo ganhou 28 cm de largura, atingindo a marca de 1,9 m
    O novo modelo ganhou 28 cm de largura, atingindo a marca de 1,9 m (Divulgação/Porsche)

    A montadora alemã também destacou que seus novos carros deverão usar a nova gasolina sintética, não-poluente, que vem causando burburinho. A turma de Stuttgart também revelou o preço unitário: 225 mil euros.

    Continua após a publicidade

    Interessada em popularizar seu novo carro de corrida, a Porsche quebrará a tradição de estrear o novo modelo do 911 GT3 na Porsche Supercup — categoria de suporte à Fórmula 1. Desse modo, o ‘brabo’ chegará ainda em 2021 às versões de Alemanha, França, Ásia, Benelux e América do Norte da GT3 Cup. À edição brasileira, entretanto, não foi dada previsão.

    Com a traseira 1,8 cm mais larga, será possível acoplar rodas de aro 13'' no eixo traseiro e 12'' no dianteiro. O ronco com o eFuel, promete a Porsche, será idêntico
    Com a traseira 1,8 cm mais larga, será possível acoplar rodas de aro 13” no eixo traseiro e 12” no dianteiro. O ronco com o eFuel, promete a Porsche, será idêntico (Divulgação/Porsche)

    A partir de fevereiro as equipes começam a receber seus brinquedinhos, que chegam com ferramentas especiais de ajuste e espaçadores da suspensão tipo wishbone, a fim de permitir o melhor ajuste a diferentes circuitos. 

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.