Porsche atualiza seu brasão para comemorar 75 anos de história
Novo brasão é feito em aço escovado e passará a ser usado nos carros novos da montadora a partir do fim o ano
Depois da singela mudança visual no Cayenne, a Porsche acaba de revelar o seu mais novo facelift. Mas calma, não estamos falando do 911 Carrera, que só deve ser atualizado em 2024. Na verdade, quem está de cara nova é o brasão da montadora, uma homenagem aos seus 75 anos.
Se engana quem pensa que reformular um logo é coisa simples. A Porsche diz ter passado dois anos desenvolvendo as mudanças, um trabalho tão minucioso quanto atualizar um carro. Tudo isso para que as alterações chegassem junto com o aniversário da Porsche.
“Uma marca registrada não é projetada ‘de improviso’ em alguns dias. Você tem que voltar a ele de novo e de novo, às vezes em intervalos mais longos. O segundo ou terceiro olhar pode revelar coisas que você deseja otimizar, até que finalmente consiga um efeito harmonioso e natural. Só então você pode dizer com satisfação: ‘É assim que tem que ser!’”, explica Joachim Paetzel, especialista em cores e acabamentos da Style Porsche e um dos principais responsáveis pelo “facelift”.
As mudanças não foram tão radicais, mantendo o padrão com o nome da montadora no topo, o cavalo ao centro e o conjunto de retângulos preto e vermelho nas laterais. Se colocar o antigo com o novo lado a lado vira um jogo dos sete erros — ou melhor, das sete mudanças.
De uma maneira geral, a Porsche abandonou a aparência mais texturizada, deixando todo o brasão com um estilo de aço escovado. A exceção está nos retângulos vermelhos, que deixaram de ser lisos e ganharam textura de favo de mel. Os chifres de veado agora estão mais finos e ganharam um contorno mais marcante. As letras do nome “Stuttgart”, logo acima do cavalo estão mais destacadas e ganharam um preenchimento preto. Por fim, o cavalo está levemente mais empinado e ganhou mais detalhes em suas patas, crina, rabo e face.
Agora, um pouco de história; A primeira vez que a Porsche usou o brasão foi em 1952, e é justamente essa primeira edição criada por Franz Xaver Reimspieß — que acredita-se ser o criador do logo original da Volkswagen — que o novo logo homenageia. Antes disso, os carros da marca eram identificados apenas pelo nome “Porsche” na carroceria.
O desenho de Reimspieß foi escolhido após uma tentativa falha da Porsche de criar um concurso para escolher seu logo em 1951. O desenhista austríaco usou elementos da cultura local para criar seu brasão. O cavalo é o símbolo da cidade de Stuttgart, sede da empresa, enquanto as cores preta e vermelha e os chifres de veado são símbolos do antigo estado alemão de Württemberg-Hohenzollern, anexado em 1952 ao recé-criado estado de Baden-Württemberg, que existe até hoje e tem como capital Stuttgart.
Porém, até 1954 o brasão aparecia somente nos volantes, sendo introduzido na ponta do capô pela primeira vez no 356 Speedster. Em 1954 ele recebeu sua primeira alteração e de lá pra cá foram outras quatro: em 1963, 1973, 1994 e 2008. Todos estão disponíveis para modelos atuais ou clássicos dentro da linha de peças originais pela Porsche Classic.
De acordo com a Porsche, o novo brasão começará a ser usado neste dia 8 de junho, aniversário da marca, mas só aparecerá nos carros no final de 2023.