Porsche Cayenne conversível é o protótipo mais estranho que você já viu
Protótipo de 2002 tinha uma lanterna diferente da outra e não podia ser dirigido por não ser seguro
![Porsche Cayenne Cupe produzida](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/prototypes-6-1-e1659628643519.jpg?quality=70&strip=info&w=783&h=522&crop=1)
“Um SUV conversível é um desafio tanto estética quanto formalmente.” Foi o que disse Michael Mauer, atual designer-chefe da Porsche ao analisar um velho protótipo que está em exibição no museu da montadora. Trata-se de Porsche Cayenne conversível de 2002, quando Mauer ainda não trabalhava na montadora e o SUV fazia sua estreia.
Essa era uma das três variações pro SUV que a Porsche sonhava em fazer um dia. Além da conversível, também constavam nas planilhas dos desenvolvedores uma versão com três fileiras de assentos e 20 cm mais comprida e uma cupê, a única que viu a luz do dia, sendo lançada em 2019.
![HDI 68745_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe Frontal](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68745_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo com esse protótipo, o Cayenne conversível passou longe de ir para as linhas de montagem, embora a Porsche tenha colocado fé no projeto no início. Esse exemplar, na verdade, nunca pode ser dirigido e é chamado de Modelo de Função de Pacote (ou PFM, na sigla em inglês) e não tem os reforços estruturais necessários na carroceria que um conversível exige, sendo usado apenas para avaliar quatro critérios funcionais e estéticos.
![HDI 68742_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe lateral com capota](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68742_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![HDI 68749_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe sem capota](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68749_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Primeiro era o design da traseira. Segundo, o conforto dos assentos, já que o teto tem caimento de cupê na traseira e o para-brisa e pilares A precisaram ser encurtados. O terceiro era a praticidade de um modelo grande com duas portas 20 cm mais longas que as do Cayenne padrão. E o último era a possibilidade de acomodar uma capota de maneira simples e eficiente.
![HDI 68746_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe traseira tres quartos](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68746_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Falando na capota, para o Cayenne conversível eles pensaram em um sistema semelhante ao atual Porsche 911 Targa. A tampa do porta-malas iria abrir em ambas as direções e a capota seria dobrada em forma de “Z” e seria guardada em um compartimento exclusivo na parte de trás do porta-malas.
Porém, esse sistema existiu apenas nas simulações dos computadores. No protótipo, o teto de tecido tem que ser retirado manualmente.
![HDI 68744_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe traseira](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68744_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro problema encontrado foi o design da traseira. A Porsche não se decidia sobre onde ficariam as lanternas. Então a equipe tomou a decisão mais óbvia possível: criou o protótipo com a luz esquerda mais baixa e semelhante a versão padrão, enquanto a direita foi colocada mais no alto.
![HDI 68747_1_Cayenne Cabriolet Porsche Cayenne Cupe interior](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HDI-68747_1_Cayenne-Cabriolet.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O resultado é esse protótipo, que independentemente da posição das luzes traseiras, continuaria bem estranho. A Porsche ainda conta que teve dúvidas se o design estava a altura da montadora e que as previsões de lucro não eram muito promissoras.
Agora como peça de museu, o Porsche Cayenne conversível está exposto no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha e é rebocado sempre que precisa aparecer em outro lugar, afinal, ele não é seguro para dirigir.