Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Porsche comemora 70 anos com mostra de modelos raros em SP

Exposição na Oca do Ibirapuera é oportunidade única para ver, em um só lugar, modelos históricos da marca. Entrada é grátis

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2018, 17h13 - Publicado em 8 jun 2018, 20h44
Porsche 70 anos
São Paulo: exposição de Porsche históricos para celebrar os 70 anos da marca (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Em 8 de junho de 1948 foi produzido o primeiro Porsche 356.

Nascia naquele momento a Porsche como fabricante de automóveis.

Para comemorar seus 70 anos, a marca reuniu em São Paulo 16 carros raros e marcantes para a história da marca, que pertencem a coleções particulares.

Quem está em São Paulo poderá ver bem de perto ícones da história da marca. Entre eles, 911 Carrera RS 1973, Carrera GT, 918 Spyder e até mesmo o 908/02 1969 que venceu competições no Brasil nos anos 1970.

Para os fãs mais puristas, fica o aviso: não há Cayenne, Macan ou Panamera no evento.

Todos estão sob o mesmo teto, na Oca do Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2, S/n). A exposição estará aberta apenas neste sábado, 9, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Continua após a publicidade

Quem não está em São Paulo pode conferir abaixo as máquinas reunidas:

Porsche 70 anos
Porsche 356 1957 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche 356 Coupé 1957

Primeiro carro da Porsche, o 356 tem configuração modesta. O motor é um 1.6 boxer de 60 cv com câmbio manual de quatro marchas, conjunto muito semelhante ao que viria a ser usado pelo VW Fusca anos depois.

Contudo, suas linhas serviram de inspiração para o 911. O longo capô e a linha de caimento do teto estão vivos até hoje no 911.

Porsche 70 anos
Porsche 908/2 1969 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Porsche 908/2 1969

O 908/2 conquistou o Mundial de Endurance de 1969. Esta unidade foi importada em 1971 e conquistou dois títulos nacionais com o piloto Luiz Pereira Bueno ao volante.

Seu motor é um oito cilindros boxer 3.0 de 350 cv, combinado com câmbio manual de cinco marchas.

Porsche 70 anos
Porsche 914/6 1970 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche 914/6 1970

Fruto de um projeto conjunto entre Volkswagen e Porsche, o 914 foi o Porsche mais vendido entre 1969 e 1976, quando saiu de linha.

A versão com motor de quatro cilindros era mais barato – e comum. O 914/6 tem um seis cilindros boxer 2.0 de 110 cv.

Continua após a publicidade

Não é dos mais bonitos, mas chega aos 100 km/h em 8,7 segundos.

Porsche 70 anos
Porsche 911 Turbo 1998 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche 911 Turbo 1998

Este foi o último Porsche 911 Turbo da história com motor refrigerado a ar, como o Fusca.

Além de emitir um belo ronco, seu seis cilindros boxer biturbo 3.6 litros gera 408 cv. Com câmbio manual de seis marchas, chega aos 100 km/h em 4,3 s.

Porsche 70 anos
Porsche Carrera GT 2005 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Porsche Carrera GT 2005

Considerado o melhor esportivo da história da marca (pelo menos até a chegada do híbrido 918), usa motor V10 5.5 de 605 cv e câmbio manual de seis marchas.

Chega à máxima de 330 km/h, mas não sem antes alcançar os 100 km/h após 3,5 s de aceleração. Dos 1.270 carros produzidos, 604 estão nos Estados Unidos e seis estão no Brasil. Este é um deles. 

Porsche 70 anos
Porsche 918 Spyder (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche 918 Spyder 2014

O 918 é um carro de corrida disfarçado de carro de rua. Híbrido, tem três motores: na dianteira um elétrico e na traseira um elétrico e um V8 4.6 a gasolina. Juntos, geram 900 cv de potência e 130,56 mkgf de torque.

Testada por QUATRO RODAS em 2014, esta mesma unidade acelerou de zero a 100 km/h em 2,6 s. Ainda é o carro mais rápido que já testamos.

Continua após a publicidade
Porsche 70 anos
Porsche 911 Sport Classic 2010 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche 911 Sport Classic 2010

Este é um dos 250 exemplares produzidos. Além do belo tom de cinza na carroceria, tem elementos clássicos dos 911.

O aerofólio do tipo ducktail (inspirada no Carrera RS 1973 é as rodas Sport Classic estão entre eles. Além disso, tem plaqueta de identificação do fabricante na lateral direita, como o Porsche 356.

Porsche 70 anos
Porsche Cayman R (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Porsche Cayman R 2012

Este era o Cayman mais potente de seu tempo. Tem motor seis cilindros boxer 3.4 de 330 cv e câmbio PDK de seis marchas. Chega aos 100 km/h em 4,7 s.

Antes dele, o último Porsche com R no nome havia sido o 911 R de 1967. Em comum, tem as portas de alumínio e os bancos concha.

Porsche 70 anos
911 Turbo S Exclusive Séries (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

911 Turbo S Exclusive Séries

Há apenas mais 499 unidades do 911 Turbo S Exclusive Séries no mundo. Tem acabamento exclusivo e motor mais potente: são 607 cv gerados pelo 3.8 biturbo boxer.

Porsche 70 anos
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

911 GT3 RS 2004

Exemplar único no Brasil, este GT3 RS da geração 996 é o primeiro da linhagem GT3 homologado para as pistas.

Tem motor boxer 3.6 aspirado de 381 cv e câmbio manual de seis marchas. A Porsche anuncia zero a 100 km/h em 4,4 s.

A mostra ainda reúne os GT2 RS e GT3 RS 4.0 2011, e os GT3 RS 2016 e 2007.

Porsche 70 anos
Porsche GT3 RS em segundo plano (modelo branco) (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.